Professora do curso de Letras da UFLA é autora de obras aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático

livros-raquel-dch
Imagem extraída do site da Editora Dimensão.

Pela segunda vez, a professora do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (DCH/UFLA) Raquel Márcia Fontes Martins tem seu trabalho reconhecido na avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC). Ela é uma das autoras da coleção “Quatro Cantos – Letramento e Alfabetização”, que acaba de ser aprovada no Programa e irá integrar o Guia do Livro Didático.

Raquel Martins escreveu a coleção em coautoria com a professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Gladys Rocha, e com a professora alfabetizadora das redes de ensino de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais Ana de Fátima Assunção. Os livros produzidos por elas foram publicados pela Editora Dimensão.

As autoras já haviam conseguido aprovação de outra coleção destinada ao mesmo público na edição anterior da avaliação do PNLD. Elas relatam estar muito satisfeitas com o reconhecimento desse novo trabalho. “São anos de estudo e pesquisa para a realização desse tipo de projeto. Estou envolvida nessa atividade desde 2007. Minhas colegas, coautoras, estão há mais tempo do que eu. Sem dúvida, conseguir aprovação na criteriosa avaliação do PNLD é uma alegria enorme para qualquer autor de livro didático”, afirma a professora Raquel.

O Programa Nacional do Livro Didático visa dar apoio ao trabalho dos professores em sala de aula, por meio da avaliação e distribuição de coleções de livros didáticos destinados a alunos da educação básica.  A avaliação, realizada a cada três anos, é feita principalmente por docentes das instituições públicas de ensino superior e por professores de redes públicas da educação básica. Após a avaliação, o MEC publica o Guia de Livros Didáticos (http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld) com resenhas das coleções aprovadas. O guia tem por objetivo auxiliar as escolas a escolherem os títulos que melhor atendem ao seu projeto político-pedagógico.

Na UFLA, a professora Raquel, além de ministrar disciplina de aquisição da linguagem no curso de Letras, desenvolve pesquisa nessa área, tendo bolsistas em projetos financiados. O principal deles é o Projeto Alfaboxe, que apresenta um corpus de escrita infantil, um banco de textos (em torno de três milhões) de crianças do 1o ao 3o ano do ensino fundamental, para diversos estudos sobre a aprendizagem da língua escrita.

Para outras informações sobre projetos de pesquisa da professora, acesse www.alfaboxe.com.br.

Para saber mais sobre a coleção de livros aprovada, consulte informações da Editora Dimensão.

Para saber mais sobre o PNLD, consulte informações no site do MEC.

Colaboração direta no texto: professora Raquel Márcia Fontes Martins.