Estudantes do cursinho pré-vestibular (Pré-Uni) tiveram primeiro dia de aula na segunda (17/8)

pre-uni
Estudantes das novas turmas do Pré-Uni chegaram à UFLA na segunda (17/8).

O corredor do Pavilhão de Aulas I, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), esteve movimentado na noite dessa segunda-feira (17/8). Estudantes selecionados para frequentar o cursinho pré-vestibular – Pré-Uni – procuravam localizar a sala em que deveriam se acomodar para o primeiro dia de aulas. Durante os quatro próximos meses, eles estarão em preparação para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou outros vestibulares. São 160 estudantes, divididos em três turmas.

O Pré-Uni funciona por meio de uma parceria entre a UFLA e a prefeitura de Lavras e, em 2015, completa dez anos de existência. As aulas são ministradas por estudantes da Universidade (bolsistas ou voluntários). A organização administrativa das atividades é feita pela servidora da prefeitura Danúbia Oliveira Rodrigues, que atua na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), atualmente responsável por coordenar o cursinho. Já o material didático utilizado (apostilas) foi produzido com recursos do Programa de Extensão Universitária MEC/Sesu (Proext) de 2013.

Para dar as boas-vindas aos estudantes, representantes da UFLA e da Prefeitura estiveram nas salas. Na equipe estavam, além de Danúbia, o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Roberto Pereira; a representante da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Teixeira de Andrade do Vale; o  prefeito do município, professor Silas Costa Pereira; e o assessor da área de Planejamento e Gestão da prefeitura, Rodrigo Cobra.

Professor José Roberto aconselhou aos estudantes que tenham disciplina e determinação para a conquista de seus objetivos. Relatou as dificuldades que teve para que fosse aprovado no vestibular e deixou a mensagem de que, com esforço, a conquista é possível. Também pediu a todos que zelem pelas instalações da UFLA e pelo patrimônio público. “Esta sala, estas carteiras, as apostilas do cursinho e outros recursos que vocês encontrarão aqui já serviram a várias gerações e servirão a muitas outras. Vocês devem cuidar para que outras pessoas possam usufruir desta oportunidade”.

A determinação e a persistência nos estudos também foi o ponto central da fala do professor Silas. “Essa é uma oportunidade para que vocês alcancem novos caminhos e novos projetos de vida”, disse o prefeito, lembrando que muitas renúncias são necessárias quando se persegue um objetivo. Para Silas, o projeto é uma forma de a prefeitura cumprir sua função pública, oferecendo ao cidadão meios para que busque a melhoria de vida.

Representantes da UFLA e da Prefeitura dão as boas vindas aos estudantes.
Representantes da UFLA e da Prefeitura dão as boas-vindas aos estudantes.

Márcia também incentivou as turmas a se dedicarem e aproveitarem a oportunidade. Já Rodrigo, que atualmente cursa graduação em Administração Pública na UFLA, comentou o esforço que fez para que ingressasse na instituição e falou da satisfação que hoje sente por estar no mercado de trabalho, atuando na prefeitura. “Sinto-me realizado profissionalmente antes mesmo de me formar. Desejo que o mesmo aconteça com vocês dentro de pouco tempo”.

As aulas do Pré-Uni ocorrem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h40, em salas do Pavilhão I.

Reportagem da edição 100 do Jornal UFLA traz exemplos de ex-alunos do Pré-Uni que hoje são professores no projeto, além de outros detalhes sobre a iniciativa. Leia o texto na página 28.