Estudantes da UFLA da área de engenharias e licenciaturas podem se candidatar ao Erasmus Mundus

erasmus-mundusEstão novamente abertas as inscrições para o Programa Erasmus Mundus (EBW+). O programa, gerenciado pela União Europeia, mantém diversos projetos anuais de seleção de estudantes para mobilidade naquele continente, pelo período de até dez meses. As áreas de estudo elegíveis são Engenharia, Tecnologia e Educação. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) participa como instituição parceira do projeto.

As inscrições tiveram início no dia 15/8 e seguem até 15/11/15. O programa prevê bolsas para Graduação, Doutorado sanduíche, Pós-doutorado e Staff acadêmico e administrativo.

Os detalhes estão na página do programa e no manual do candidato atualizado.

Conforme os critérios estabelecidos pelo Programa Euro Brazilian Windows Plus (EBW+) do Erasmus Mundus, os cursos da UFLA considerados elegíveis são: Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Ciências Biológicas (Licenciatura), Educação Física (Licenciatura), Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Florestal, Engenharia de Materiais, Filosofia (Licenciatura), Física (Licenciatura), Letras (Português e Inglês – Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Química (licenciatura).

Segundo as normas do Guia do Candidato do Programa EBW+, o discente interessado em uma bolsa de graduação deve ter cursado, no mínimo, um ano da sua graduação no ato da inscrição para ter sua candidatura validada, além de obedecer as demais regras do Programa EBW+ e da instituição para qual se inscrever.

Todos os candidatos selecionados para este projeto serão beneficiados com apoio financeiro (bolsa mensal com valor entre 1000 e 2500 euros, dependendo do tipo de mobilidade + viagem + seguro + taxas de matrícula na instituição europeia).

Candidatura

O formulário de candidatura está disponível no site do Programa e pode ser preenchido em inglês ou português. No entanto, o idioma usado para preencher o formulário de candidatura deve estar em concordância com a(s) instituição(ões) e programa(s) escolhido(s). Assim, se pretende candidatar-se apenas a instituições de língua oficial portuguesa, pode preencher o formulário de candidatura e anexar os documentos requeridos em português. Contudo, se pretende apresentar a sua candidatura a instituições de países diferentes (com idiomas diferentes), recomendamos-lhe que preencha o formulário e anexe os documentos em inglês, para que todas as instituições de acolhimento possam analisar a sua candidatura. Tenha em consideração que caso submeta o seu formulário de candidatura e/ou documentos em português, as instituições de língua oficial não portuguesa irão naturalmente rejeitar a candidatura, já que não serão capazes de compreender o conteúdo.

Antes de começar a preencher o seu formulário de candidatura, deve assegurar-se de que tem os conhecimentos linguísticos necessários e que tem todos os certificados requeridos para realizar o programa escolhido na instituição de acolhimento.

Em breve, a Diretoria de Relações Internacionais vai atualizar e divulgar a carta de apoio que foi utilizada na edição 2014.