Instituto de Eco-mobilidade será discutido em Campinas com participação de professor do DEG

trafego-noiteNa terça-feira (18/8), o professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA) Arthur de Miranda participará, no Techno Park Campinas, de um evento que terá na programação a apresentação da proposta do Instituto de Eco-mobilidade no Brasil. O tema foi pauta de reunião com o reitor da UFLA no início de agosto, momento em que a Universidade abriu-se para abrigar um dos polos do Instituto.

O propósito do encontro que ocorrerá na próxima semana é a apresentação do Instituto Vedecom, da França, e do Projeto do Veículo Elétrico, Autônomo e Conectado. As atividades terão início às 10h e terminarão às 12h45. Para participar do evento, os interessados devem entrar em contato com os organizadores pelo e-mail adm@technopark.com.br ou pelo telefone (19) 3731-5795.

Pela programação, depois de apresentado o Vedecom, será exposto o projeto de veículos elétricos autônomos, conectados entre si – e com a infraestrutura e o sistema multimodal das grandes cidades. Em seguida, serão tratadas as bases de um Instituto de Eco-mobilidade no Brasil com transferência tecnológica entre parceiros. Trata-se de uma estrutura público-privada que adaptará as pesquisas da área de mobilidade e transporte à realidade brasileira, somando competências da academia e da indústria do país, de forma a criar novas a tecnologias e desenvolver pesquisas de ruptura, gerando uma competência de alto nível na área da eco-mobilidade.

Essas primeiras apresentações serão feitas pelo professor da Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ) e diretor científico do Instituto Vedecom, Victor Etgens, pelo professor Arthur e pelo Gerente de Pesquisa e Engenharia Avançada da PSA Peugeot no Brasil Emmanuel Hédouin.

O Projeto de Car Sharing no Município de Campinas também será pauta do encontro. A prefeitura de Campinhas, a Agência de Inovação Inova Unicamp e o Techno Park, como colaboradores no projeto, falarão sobre o tema por meio de seus representantes: o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas Carlos José Barreiro, o diretor executivo da Inova Unicamp, professor Milton Mori, além de representantes das faculdades de Engenharia Elétrica e Mecânica da Unicamp.

Sobre o Instituto Vedecom

Com atividades iniciadas na França em 2014, o Vedecom é uma parceria público-privada ligada à indústria e relacionada com a mobilidade verde, associando mais de 46 atores dos diferentes setores da indústria automotiva, fabricantes de equipamentos, escolas e universidades, atores do setor de serviços da mobilidade e governos federal, estadual e municipal na França.

Sua estrutura de pesquisa mescla aspectos de pesquisa fundamental e aplicada, reunindo industriais e acadêmicos em um programa multidisciplinar. Três grandes áreas são envolvidas pelos trabalhos do instituo francês: veículos elétricos, veículos autônomos e eco-mobilidade. É com base nessa experiência que se propõe a estruturação no Brasil do Instituto de Eco-mobilidade.

Programação do encontro

10h: Boas vindas e objetivos do Techno Park
José Luiz Guazelli e Miguel Gilberto Pascoal

10h15 às 11h15:

• Apresentação do Instituto VEDECOM
  • Projeto do Veículo Elétrico, Autônomo e Conectado
  • Bases de um Instituto de Eco-mobilidade no Brasil com Tranferência Tecnológica entre Parceiros

Professor Doutor Víctor ETGENS, Diretor-científico do Instituto VEDECOM
Professor Doutor Arthur de Miranda, da Universidade Federal de Lavras
Engenheiro Emmanuel HÉDOUIN, Gerente de Pesquisa e Engenharia Avançada da PSA Peugeot no Brasil

11h15 às 12h: Projeto de Car Sharing no Município de Campinas

Eng. Carlos José Barreiro, presidente da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas)