Equipe do DED apresentou trabalho em evento da Ufscar

apresentacao-ded-ufscar
O IV Seminário Internacional: Educação Infantil e Pós-Estruturalismo, na Ufscar, teve apresentação de trabalho de equipe do DED/UFLA.

O Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA) esteve representado no IV Seminário Internacional: Educação Infantil e Pós-Estruturalismo, realizado na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) no período de 6/8 a 8/8.

As professoras do DED Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Ana Paula Coelho Silva, Adriana Priscila Duarte de Melo, Flávia Aparecida Mendes de Oliveira Cruz, Elisangela Brum Cardoso Xavier e a professora e estudante do Mestrado em Educação, Kátia Batista Martins apresentaram, em 7/8, o trabalho “A infância no cata-vento das discussões do Fórum Sul Mineiro de Educação infantil”.

O evento, organizado pelo grupo de pesquisa Estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença, do Centro de Educação da Ufscar, buscou promover o diálogo entre pesquisadores nacionais e internacionais acerca da infância, tendo como parâmetro a teorização pós-estruturalista.

De acordo com a professora Ilza, a participação no Seminário foi relevante  para a divulgação dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na UFLA, pelos grupos de pesquisa envolvidos. “A apresentação do trabalho possibilitou maior integração nas discussões a respeito da infância e das políticas sobre a educação infantil entre pesquisadores de diversas universidades brasileiras”, comenta.

Sobre o trabalho

A apresentação feita pelas professoras durante o Seminário está relacionada a uma pesquisa, ainda em andamento, que analisa as relações entre o Fórum Sul Mineiro de Educação infantil e a cultura político-educacional a respeito de infância. A proposta é investigar o percurso historiográfico de formação e constituição dos encontros deste movimento social.

O público do evento pôde conhecer os primeiros dados observados no estudo. Pelo projeto, a equipe irá inventariar documentos e registros de imagens, com o intuito de reorganizar, selecionar e analisar os dados produzidos no período de dezesseis anos de realização dos encontros do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil.

Três grupos de estudos do DED, todos representados no Seminário, estão envolvidos com a pesquisa. São eles o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Infâncias e Educação Infantil (Nepi), o Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (Nelle) e o Grupo de Estudos e o Grupo de Pesquisa Relações entre Filosofia e Educação para a Sexualidade na contemporaneidade: a problemática da Formação Docente (Fesex).

O Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil

Conduzido por professores e pesquisadores do DED, o Fórum reúne profissionais da educação e de outras instituições comprometidas com a melhoria da Educação Infantil. É composto por encontros mensais frequentes em diferentes municípios da região de Lavras, nos quais se discute questões relacionadas à infância.  O evento mobiliza e articula 37 municípios do Sul de Minas em prol dos direitos da criança.