Professores do DCC representaram a UFLA em Congresso realizado em Recife

Cinco professores posicionados próximo a banner do evento.
Da esq. p/ a dir., os professores: Ana Paula, Joaquim e Luiz Henrique, seguidos pelo professor da UFOP Luiz Merschmann.

Buscando atualização profissional e intercâmbio de experiências com a comunidade acadêmica e científica de outras instituições de ensino, professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram do XXXIII Congresso da Sociedade Brasileiro de Computação. O evento, organizado pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), foi realizado no período de 20/7 a 23/7, em Recife (PE).

Os representantes da UFLA no Congresso foram o chefe do Departamento de Ciência da Computação (DCC/UFLA) Joaquim Uchôa; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, professor Luiz Henrique Andrade Correia; a coordenadora do Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI), professora Ana Paula Piovesan Melchiori; e a coordenadora do Bacharelado em Ciência da Computação (BCC), professora Marluce Rodrigues Pereira.

A programação foi constituída por diferentes eventos paralelos, organizados em palestras, exposições de trabalhos científicos, cursos e debates. O professor Luiz Henrique, por exemplo, participou do Fórum de Coordenadores de Pós-graduação em Ciência da Computação. Os professores Joaquim, Marluce e Ana Paula participaram do  Curso de Qualidade, que apresentou novas tendências no ensino na área de Computação e destinou-se a coordenadores de curso e dirigentes. Além disso, eles participaram também do Fórum de Graduação (no qual a professora Ana Paula assumiu a coordenação das atividades), bem como do Workshop de Educação em Informática (WEI) e do Seminário Computação e Universidade (Secomu). Entre os temas debatidos nesse seminário destacaram-se a evasão em cursos de Computação, a flexibilização curricular e a inovação.

De acordo com a professora Ana Paula, a presença dos membros do DCC nesses eventos é essencial para que a UFLA esteja preparada para enfrentar os desafios do ensino da Computação. “Entre os problemas que vêm ganhando espaço nos últimos anos destaca-se o fato de que, apesar da contínua oferta de postos de trabalho na área, os cursos não têm conseguido aumentar sua demanda entre os adolescentes”, comenta.

A professora relata que durante as atividades  desse tipo de evento é possível conhecer as formas pelas quais outras instituições estão gerindo problemas que são comuns no segmento, como como a evasão, por exemplo. “Através de relatos de experiência é possível identificar quais as ações são eficazes para também aplicarmos em nossa instituição de ensino. Além disso, permite o estabelecimento de contato com outros profissionais na área de Computação, facilitando a realização futura de cooperação em projetos”.