Curso de Medicina recebeu nova visita de comissão do MEC que acompanha implantação

reuniao-ceaem-medicina-uflaNos dias 8 e 9 de julho, a UFLA recebeu a visita da professora Oscarina da Silva Ezequiel, presidente da Comissão Especial de Avaliação de Escolas Médicas do Ministério da Educação (Ceaem-MEC). Integrando a Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, a visita teve o objetivo de acompanhar e avaliar o processo de implantação do curso de Medicina da UFLA, oferecendo colaborações e compartilhamento de experiências.

A presidente da Ceaem conheceu mais detalhes sobre a proposta pedagógica e a infraestrutura do curso. Na UFLA, ela reuniu-se com membros da Direção Executiva, todos os docentes que ministram aulas no curso e também com os estudantes.

A professora Oscarina Ezequiel, que é docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ressaltou, durante as reuniões, que o curso está alinhado com as diretrizes curriculares do MEC para os cursos de Medicina, focadas no atendimento à comunidade, atenção básica e alinhamento com o Sistema Único de Saúde (SUS).

A visita foi considerada bastante satisfatória pela coordenadora do curso, professora Joziana Barçante. “A implantação de Medicina foi um trabalho árduo, inclusive por estar em uma área nova na Universidade. Porém tem sido muito recompensador”, afirmou.

Nos dias 23 e 24 de setembro, haverá uma nova visita da Ceaem à UFLA. Em agosto de 2014, havia ocorrido uma visita dessa comissão.

Com informações de Loren Andrade – bolsista Ascom/DSA