Palestras do 6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira estão disponíveis em vídeos

Evento, tradicional na abertura da Expocafé, reuniu cerca de 500 participantes
Evento, tradicional na abertura da Expocafé, reuniu cerca de 500 participantes

Em sua 6ª edição, o Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira marcou a abertura da Expocafé 2015, realizada na Fazenda Experimental da Epamig, em Três Pontas, no período de 30 de junho a 3 de julho. O evento reuniu pesquisadores, técnicos, consultores e produtores, sob a coordenação científica do professor Fábio Moreira da Silva, do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA).

Os interessados na temática mecanização da lavoura cafeeira, que tiveram a oportunidade de assistir às palestras e os que não puderam participar do Simpósio, agora poderão ver e rever as apresentações em vídeos, disponibilizados na Rede Social do Café – Peabirus. Os vídeos foram gravados e estão disponibilizados no link Café Web TV, projeto que recebe o apoio do Instituto Agronômico, UFLA, Inovacafé, Fapemig e Consórcio Pesquisa Café.

A programação foi positivamente avaliada pelos participantes. Entre os temas abordados, inovações no período pós-colheita; reuso da água no processamento do café; preparo profundo do solo em tempos de escassez de água; planejamento da eficiência mecânica e erosão na lavoura cafeeira;  manejo da lavoura cafeeira visando a mecanização; novo conceito de mecanização de colheita do café, gestão dos custos no manejo mecanizado da lavoura cafeeira e a análise técnica e econômica da mecanização da lavoura cafeeira.

Especialista e difusor da mecanização no Sul de Minas, o professor Fábio Moreira apresentou, uma análise técnica e econômica da mecanização em lavouras cafeeiras. Em sua fala, relembrou a primeira Expocafé, realizada em 1998 sob a coordenação da UFLA, e que, neste período, o café de montanha estava fadado ao fracasso, diante da crescente escassez de mão de obra que se tornou um fator limitante ao processo produtivo.

O professor destaca que hoje a realidade é bem diferente. Cerca de 80% das lavouras cafeeiras do Sul de Minas apresentam declividade abaixo de 20%, sendo plenamente possíveis de serem mecanizadas. “O debate agora não se restringe a avaliação de sua viabilidade, mas na busca por tecnologias para mecanização dos 21% das áreas restantes, com declividade de até 50%, dentro de sistema semi-mecanizados e mecanizados, uma vez que normalmente estas áreas mais inclinadas apresentam maior altitude e produzem café de elevada qualidade”, enfatiza.

Em sua avaliação, o simpósio foi muito bem aproveitado pelos participantes, pois as palestras foram cuidadosamente programadas para aliar resultados de pesquisas e também a prática de profissionais que lidam com a mecanização diretamente no campo.

Na programação, também houve a palestra do professor Flávio Meira Borém (DEG/UFLA), que apresentou as inovações no período pós-colheita. Entre os temas abordados, os estudos recentes sobre a qualidade do café, incluindo a interação entre genótipo e ambiente; além das tecnologias pós-colheita, com destaque para o processamento de secagem e armazenamento voltados para prolongar a qualidade dos cafés especiais.

Confira o Cardápio de Palestras

Confira a reportagem da TV Universitária sobre o Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira – Reportagem Lídia Bueno e imagens Jésus Rafael