Nova funcionalidade do UFLA+ permite que comunidade avalie as ideias

A nova funcionalidade é destacada em um fundo azul, na parte superior da tela do aplicativo.

Desde o final de maio, internautas estão se cadastrando no Desafio UFLA+ Soluções Inovadoras, enviando ideias, curtindo e comentando sugestões criadas por outros usuários. Para incrementar a avaliação participativa dessas ideias, a plataforma passou a apresentar, a partir do dia 10/7, uma nova funcionalidade: ao entrar no desafio, o internauta cadastrado visualiza, em uma caixa na parte superior da tela, uma ideia sobre aquele tema e poderá avaliá-la em três critérios: custo-benefício, impacto e originalidade.

A avaliação é simples e rápida; na nova ferramenta, a ideia é apresentada de maneira anônima e, abaixo dela, surge a pergunta: “Essa ideia tem bom custo-benefício?”. O usuário poderá responder clicando em um dos ícones: “sim”, “um pouco”, “não” ou “não sei”. Ao dar a resposta, uma nova pergunta surge: “Essa ideia tem bom impacto para o tema em questão?”, que deve ser respondida da mesma forma. A seguir, surgirá a última questão: “Essa ideia tem originalidade?”.

Essa nova forma de avaliação não é obrigatória – a caixa de diálogo poderá ser fechada a qualquer tempo. Mas se o internauta quiser contribuir ainda mais, poderá avaliar outras ideias: logo que ele conclui o julgamento de uma delas, outra diferente surge na tela. As ideias aparecem de maneira anônima e de forma aleatória.

De acordo com Guilherme Borges, gerente de negócios da ProGolden (empresa desenvolvedora do aplicativo UFLA+), a intenção é tornar a avaliação mais efetiva por parte dos internautas e contribuir para que os avaliadores da instituição possam ter uma noção do que a comunidade pensa a respeito de uma determinada solução. Como a ideia é anônima, os avaliadores estarão julgando apenas a sua relevância, e não o autor. Nesse primeiro momento, o avaliador e o autor da ideia não receberão pontos pela avaliação.

ufla-mais-siteMais de 3 mil ideias

O Desafio UFLA+ Soluções Inovadoras constitui-se de perguntas para incentivar a participação social e identificar propostas inovadoras que possibilitem melhorias acadêmicas e administrativas na UFLA. Será feito em duas rodadas com 11 perguntas cada: a primeira rodada irá até 31 de julho e a segunda, de 4/8 a 23/10. A cada ideia, curtida ou comentário, o usuário soma pontos para si e para o setor da UFLA ou entidade estudantil que decidiu apoiar. Ao final de cada rodada, os primeiros colocados em número de pontos (usuários, setor da UFLA e entidade estudantil) serão premiados em dinheiro.

Qualquer pessoa, da comunidade acadêmica ou externa, pode acessar o endereço www.uflamais.ufla.br, fazer o cadastro e participar. No dia 10/7, o Desafio UFLA+ já havia ultrapassado 3400 ideias, 177 mil curtidas, 1800 usuários e 68 mil comentários. As ideias que surgem no desafio poderão ser implementadas na Universidade, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos serviços.

Saiba mais sobre o Desafio UFLA+ aqui.

No celular

Os interessados podem fazer o download de um aplicativo gratuito para celulares que usam o sistema Android. Os detalhes de como baixar o aplicativo estão nesta notícia.