Departamento de Zootecnia da UFLA faz mostra de animais para crianças da Apae

O contato com animais facilita a socialização

Crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae – Lavras) tiveram uma experiência singular na manhã dessa quarta-feira (8/7). As crianças, entre sete e 12 anos, interagiram com alguns animais do Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em uma pequena mostra no pátio do Salão de Convenções.

Coelhos, porquinhos, bezerros, calopsitas, galinhas, peixes, dentre outros, que fizeram com que o dia das crianças tivesse um diferencial. A atividade teve a coordenação do professor Carlos Eduardo do Prado Saad.

“Essas ações são importantes para as crianças poderem sair do ambiente escolar e ter outras vivências de maneira também educativa. É algo que muda o comportamento delas, sendo essenciais no aprendizado. Por isso, pretendemos fazer mais vezes”, comentou o professor Saad.

A articuladora da APAE Maria José Rezende explica que as crianças com deficiência têm uma necessidade maior de ter o contato físico, assim, a possibilidade de acariciar um animal, por exemplo, auxilia na socialização. “Quando elas visualizam, a informação chega de uma forma diferenciada”, comentou Maria José.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA