Associação Comunitária dos Bairros Jardim Glória e Campestres I, II e III tem o suporte da Incubacoop

incubacoop-associacao
Reunião realizada no PSF – Jardim Glória com coordenadores da ACBJGC. Foto: divulgação.

Membros da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Incubacoop/UFLA) estiveram no Programa Saúde da Família do bairro Jardim Gloria (PSF-12) para o desenvolvimento de um trabalho com os coordenadores da Associação Comunitária dos Bairros Jardim Glória e Campestres I, II e III (ACBJGC). A Associação procurou a Incubacoop há cerca de dois meses, buscando suporte e orientação para colocar em prática diferentes projetos.

Uma das fases do trabalho desenvolvido pela Incubacoop envolve a realização do Diagnóstico Rápido Participativo e Emancipador (DRPE), método pelo qual os próprios membros da Associação são incentivados a refletir sobre suas demandas e sobre possíveis necessidades de transformação.  O DRPE foi aplicado em 26/6, com a presença de seis membros da Incubacoop e de oito integrantes da ACBJGC. Para a gestora da Incubadora, Érica Alves Marques, os objetivos foram atingidos. “Conseguimos estimular o diálogo de modo que o próprio grupo definisse o que deve ser feito. Agora, nosso papel será auxiliá-los na busca de seus objetivos”.

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente da ACBJGC Eduardo Aparecido Pereira, o suporte da Incubacoop poderá ajuda-los e transformar projetos em realidade, como a implantação do Parque Municipal do Campestre, a conquista de uma sede própria e o investimento na reciclagem de lixo. Antes do trabalho realizado em 26/6, membros da Incubadora e da Associação já haviam se reunido em outros dois momentos, nos quais foram trocadas informações necessárias ao estabelecimento da parceria.

Sobre a Incubacoop

A Incubadora é um projeto de extensão da UFLA em curso desde 2005. Seu propósito é auxiliar grupos que desejam se organizar em cooperativas. O trabalho também se estende a associações. Atualmente, seis empreendimentos recebem o atendimento da Incubacoop. Trabalhadores que se encontram em situação de trabalho precarizado e desempregados que buscam uma recolocação no mercado formal são públicos beneficiados pelo apoio ao cooperativismo.

A coordenação das atividades da Incubadora é feita pelo professor do Departamento de Administração e Economia (DAE) José Roberto Pereira. Uma equipe de 16 pessoas, que envolve estudantes de graduação e pós-graduação, é responsável pelo desenvolvimento dos projetos.