Doutorando da UFLA participa de evento com o Ministro da Agricultura da França

seminário Ohio State University
Professor Rattan Lal (de pé) em evento na Ohio State University. Entre os integrantes do público estão o ministro da Agricultura da França, Stéphane Le Foll, e o doutorando da UFLA Eduane Pádua.

O doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (PPGCS/UFLA), Eduane Pádua, teve a oportunidade de participar de um seminário conduzido pelo Ministro da Agricultura da França, Stéphane Le Foll, na Ohio State University (EUA), instituição em que o estudante realiza doutorado-sanduíche.

O seminário teve como tema o “Sequestro de Carbono”, assunto de extrema pertinência quando se trata de mudanças climáticas. O ministro também fez uma visita ao Centro de Manejo e Sequestro de Carbono (C-MASC), coordenado pelo professor da Ohio State University Rattan Lal, uma das maiores autoridades mundiais sobre essa temática. A instituição já recebeu outros dois alunos da UFLA nos últimos três anos.

Após visitar uma fazenda-modelo em sequestro de carbono no solo, o ministro falou da importância de pesquisas sobre o tema, foco da próxima Conferência das Nações Unidas sobre o Clima Global (COP21), que ocorrerá no mês de dezembro em Paris. “A agricultura não é o problema, mas poderia e pode ser a solução para as mudanças climáticas”, afirmou o ministro. Segundo ele, a França está disposta a investir em pesquisa sobre o assunto, com possibilidade de receber estudantes estrangeiros.

O estudante Eduane é orientado na UFLA pelo professor Yuri Zinn, que já esteve por um tempo no C-MASC. “Conheci o presidente da Islândia, e vários cientistas agraciados com Prêmio Nobel, como Norman Borlaug e Sherry Rowland, mas nunca um dignitário de um país tão central. Isso mostra como o Ano Internacional do Solo está sendo levado a sério pela esfera governamental”.

O evento foi realizado no dia 27 de junho e também contou com a presença de pós-graduandos de diferentes países como Brasil, China, Espanha, EUA, Tanzânia e Estados Unidos. Eduane Pádua é bolsista da Fundação da Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), que custeia o estágio doutoral.

Camila Caetano- jornalista, bolsista/UFLA