Professor da Dinamarca ministrou curso na UFLA sobre softwares para análise de dados sensoriais

curso-professor-dinamarca-dex2O Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária recebeu na Universidade Federal de Lavras (UFLA), de segunda a quarta-feira desta semana (29/6 a 1º/7), o professor da Universidade Técnica da Dinamarca (Technical University of Denmark – DTU) Per Bruun Brockhoff. Além de participar de uma banca de defesa de tese, ele ministrou o curso “R for Sensometrics”.

Cerca de 30 pessoas participaram das atividades do curso, número que contempla os estudantes dos programas de pós-graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária e em Ciência dos Alimentos. Como desenvolvedor de softwares, Per Bruun Brockhoff promoveu com o grupo atividades teóricas e práticas sobre softwares livres voltados à análise estatística de dados sensoriais. A sensometria é aplicável em diferentes áreas. Nas ciências dos alimentos, por exemplo, a técnica é utilizada, com frequência, para avaliação de notas atribuídas aos alimentos por peritos ou por consumidores que os experimentam. Dessa forma, os softwares permitem o processamento estatístico dessas informações, resultando em uma nota que reflete o gosto desses públicos.

A professora do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) Ana Carla Marque Pinheiro participou do curso e explica a importância do conteúdo para a área: “O professor trouxe dados muito novos, baseados em modelos matemáticos sofisticados que podem ser aplicados em estudos na área de alimentos. Assim, o curso contribuiu muito para a atualização dos pesquisadores”, diz. Segundo Ana Carla, quatro softwares foram apresentados durante o curso e, atualmente, apenas um deles é recorrentemente utilizado nas atividades do DCA.

curso-professor-dinamarca-dex1
Professor da Universidade Técnica da Dinamarca – Per Bruun Brockhoff.

Na avaliação do professor do Departamento de Ciências Exatas (DEX) Renato Ribeiro de Lima, o curso atendeu a todas as expectivas. “A qualidade do evento foi muito boa, com discussões de nível elevado e apresentação de metodologias recentes. A experiência do pesquisador internacional também foi determinante para esse sucesso”, concluiu.

A parceria do professor Per com a UFLA consolidou-se por meio do Programa Ciência sem Fronteiras (CSF). Ele foi o orientador estrangeiro da doutoranda Isabel de Sousa Amorim, que esteve na Technical University of Denmark, em Lyngby, na Dinamarca, em atividade do CSF. Na segunda-feira (29/6), o professor foi membro da banca de defesa da tese de Isabel, que teve como orientador na UFLA o professor Renato.

defesa
Isabel Amorim no dia em que defendeu a tese no Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária, ao lado os professores orientadores, Renato Lima e Per Brockhoff

A pesquisa da doutoranda trata  de uma nova interpretação de tamanho de efeito em resultados de modelos mistos com aplicação em dados sensoriais. Os dados utilizados nos exemplos são provenientes da empresa dinamarquesa Bang & Olufsen e correspondem à avaliação da qualidade de aparelhos de televisão e à qualidade de sons automotivos. Nos dois exemplos, foram utilizados painéis treinados para avaliar os atributos, ou seja, as características do produto em estudo.

Dessa forma, investindo nas práticas de internacionalização, o Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária pretende continuar incentivando alunos e pesquisadores a participar do CSF. O convite a professores de outros países para ministrar cursos e palestras é outra iniciativa que deve se perpetuar no Programa.