Lançamento da cultivar Aranãs e homenagens marcam a abertura da Expocafé 2015

A parte política da Expocafé reuniu autoridades, técnicos e produtores
A parte política da Expocafé reuniu autoridades, técnicos e produtores

A maior feira temática da cafeicultura no País teve sua abertura oficial nessa quarta-feira (1º/7), com a presença de representações políticas, autoridades e profissionais ligados ao setor. Em sua 18ª edição, a feira, idealizada por um grupo de professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), chega à maioridade com recorde de estandes e expectativa de bons negócios. A Expocafé é promovida pela Cooperativa de Cafeicultores da Região de Três Pontas (Cocatrel), em parceria com a Epamig e apoio da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Idealizadora da Expocacé, a importância da UFLA para os avanços da mecanização em Minas Gerais nos discursos de todas as autoridades, entre elas, o secretário adjunto de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kleber Vilela, que reconheceu a força do café para a economia de Minas Gerais e do Brasil. O secretário enfatizou ações do governo estadual, incluindo a retomada das negociações para o início do projeto de georreferenciamento que será realizado em todo o Estado sob a coordenação da Universidade.

O assessor de Empreendedorismo e Inovação da UFLA, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, que também é diretor da Agência de Inovação do Café – Inovacafé e coordenador do Bureau de Inteligência Competitiva do Café, representou a UFLA na cerimônia. Em sua avaliação, o evento contribui para a disseminação de tecnologias cafeeiras, a realização de contatos e parcerias e a ampliação de negócios que agregam valor ao produto.

Também participaram da abertura o secretário de Estado de Turismo Mário Henrique Caixa; o presidente da Epamig, Rui Verneque; o presidente da Cocatrel, Francisco Miranda; o prefeito de Três Pontas, Paulo Rabello; o deputado federal e presidente do Conselho Nacional de Café, Silas Brasileiro; o deputado estadual Carlos Arantes; o presidente da Emater-MG, Amarildo Kalil; o diretor-geral do IMA, Márcio Botelho e o gerente-geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo.

Lançamento

O pesquisador da Epamig, César Botelho, faz a apresentação da nova culivar
O pesquisador da Epamig, César Botelho, faz a apresentação da nova culivar

A cerimônia de abertura foi marcada pelo lançamento da cultivar Aranãs, apresentada pelo pesquisador e melhorista da Epamig, César Botelho. A cultivar, que deverá chegar ao mercado em 2016, já é produzida de forma experimental e os resultados têm surpreendido pela alta produtividade, resistência à ferrugem e qualidade dos grãos, com peneira elevada para um mercado diferenciado. Aranãs é resultado do Programa de Melhoramento Genético do Café da Epamig, que tendo a participação do professor Nazareno Guimarães Mendes (UFLA) na equipe responsável pelo cruzamento e desenvolvimento do material.

Cultivar Aranãs tem a participação de professores da UFLA no programa de melhoramento
Cultivar Aranãs tem a participação de professores da UFLA no programa de melhoramento

A avaliação das quatro primeiras safras, em área experimental no Vale do Jequitinhonha, apontou produtividade média de 56,48 sacas por hectare, com prova de bebida de 88 pontos na escala BSCA, na última safra. ‘Aranãs’ tem origem no termo indígena Aranãs, ligado à história da fundação da cidade de Capelinha, que significa “aves provenientes do Sul”.

O café Aranãs já pode ser degustado no mercado com a marca do mesmo nome “Café Aranãs”, propriedade do cafeicultor e empresário Sérgio Meirelles Filho, das Fazendas Alvorada e Santa Rita do Chicão, em Capelinha, onde também foram realizados experimentos para o desenvolvimento da cultivar.

Homenagem

Familiares agradecem a homenagem feita à Ronaldo Medeiros - Praça da Fazenda Experimental terá recebe o seu nome
Familiares agradecem a homenagem feita à Ronaldo Medeiros – Praça da Fazenda Experimental terá recebe o seu nome

Após a cerimônia de abertura, houve uma homenagem a Ronaldo Nogueira de Medeiros, gerente da Fazenda Experimental de Três Pontas e um dos coordenadores da feira, falecido no dia 28 de maio, vítima de enfarto. A praça central da fazenda, projetada por ele com a contribuição de uma de suas filhas, recebeu o seu nome. A homenagem foi acompanhada pelos colegas da Epamig, empresa em que trabalho por 42 anos, além de familiares e amigos. Ronaldo Medeiros era ex-aluno da UFLA, onde cursou o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Administração Rural (1989/1992).

Participação da UFLA

Durante os três dias de feira, 150 expositores apresentam alternativas para produtores de todos os portes e de diversas regiões do Brasil. No estande da UFLA e da Agência de Inovação do Café – Inovacafé, o visitante pode conhecer resultados de pesquisas e participar de minicursos. A programação de palestras está dividida entre estudantes que participam dos núcleos de estudos: Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas

Estudante do Necaf faz apresentação no Estande da UFLA e InovaCafé no primeiro dia da Expocafé 2015
Estudante do Necaf faz apresentação no Estande da UFLA e InovaCafé no primeiro dia da Expocafé 2015

Daninhas e Alelopatia (GHPD); Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf); Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumos de Café (QI Café); Núcleo de Estudos em Pós-Colheita do Café (Pós-Café) e Centro de Inteligência em Mercados (CIM).

Ainda no estande da UFLA, o visitante da feira tem a oportunidade de conhecer as últimas publicações da Editora UFLA e conhecer as tecnologias desenvolvidas no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT – Café).

Estudantes da UFLA também contribuem nas dinâmicas de campo, diferencial da Expocafé, que leva milhares de produtores e técnicos aos campos experimentais da Epamig.

Resgate histórico

Autoridades e profissionais ligados ao setor visitam a Fazenda Experimental durante a Expocafé
Autoridades e profissionais ligados ao setor visitam a Fazenda Experimental durante a Expocafé

Em 1998, UFLA organizou a 1ª Exposição de Máquinas para a Cafeicultura, denominada Expocafé, em uma fazenda localizada no município de Três Pontas. A feira cresceu com foco na mecanização e se transformou no maior evento nacional de transferência de tecnologia e de extensão do agronegócio café. Até 2009, a UFLA foi a coordenadora do evento, passando essa responsabilidade, em 2010, à Epamig, uma das instituições parceiras; e em 2014, a Cooperativa de Cafeicultores da Região de Três Pontas – Cocatrel assumiu a responsabilidade pela realização. Porém, em todas as edições, UFLA e Epamig continuam como parceiras na coordenação. A Epamig, instituição anfitriã do evento, recebe milhares de produtores, técnicos, estudantes e amantes do café na Fazenda Experimental de Três Pontas.

Estudantes do Necaf com a equipe da Epamig responsável pelas dinâmicas de campo
Estudantes do Necaf com a equipe da Epamig responsável pelas dinâmicas de campo

Expocafé 2015
Data: 1 a 3 de julho
Local: Campo Experimental da Epamig – rodovia MG 167, em Três Pontas
Horário: 8h às 18h, com entrada gratuita
Programação completa: www.expocafe.com.br

Confira a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido. As fotos são postadas em baixa resolução para a democratização do acesso. Caso queira alguma foto em especial, envie e-mail para ascom@ascom.ufla.br