Estudantes e professores da UFLA apresentam resultados de pesquisas no Simpósio de Pesquisas do Café do Brasil

Parte da delegação da UFLA durante o IX Simpósio de Pesquisa Cafés do Brasil, em Curitiba. Na foto, a presença do gerente-geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, do gerente-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Antônio Fernando Guerra e do professor Rubens José Guimarães, tutor do Necaf

O IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, que aconteceu entre os dias 24 e 26 de junho, contou com a participação de professores e estudantes da  Universidade Federal de Lavras (UFLA). O Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) foi representado por 20 membros, além de representantes do Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QICafé), Núcleo de Estudo em Pós-Colheita de Café (Pós-Café) e Setor de Anatomia e Fisiologia Vegetal da UFLA.

Os professores Rubens José Guimarães, Luiz Gonzaga de Castro Júnior, Fabio Moreira da Silva e Rosemary Gualberto Pereira marcaram presença no evento.

Para o coordenador-geral do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), Leonardo Luiz de Oliveira, a participação em eventos desse gênero é de extrema importância para a formação complementar dos estudantes. Além de terem acesso a informações atualizadas sobre as pesquisas em desenvolvimento em todas as instituições que têm o café como foco de estudos, os estudantes têm a oportunidade de conhecer novas linhas de pesquisa relacionadas a cultura do café, as tecnologias geradas e as demandas do mercado.

Para o professor Rubens Guimarães, tutor do Necaf, o IX Simpósio Pesquisa Cafés do Brasil foi mais uma oportunidade para a troca de experiências, apresentação de resultados e interação entre os participantes. Apesar das dificuldades enfrentadas na Instituição para o repasse de recursos do Consórcio Pesquisa Café, o professor reforça sua importância na condução do Programa Nacional de Pesquisa, confiando no processo de sua revitalização e início de uma nova fase, para manutenção e fortalecimento das pesquisas que tanto contribuem para a evolução da cafeicultura no País.

Texto da jornalista Marina Botelho –  bolsista Rede Social do Café/Consórcio Pesquisa Café.