Certificação Aeroagrícola Sustentável: workshop no Distrito Federal teve participação de professor da UFLA

Foto: Divulgação CAS.

O professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA) Wellington Carvalho proferiu palestra em workshop do Programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS), realizado em São Sebastião, cidade satélite de Brasília. O evento teve como público-alvo representantes de órgãos que regulam e fiscalizam as pulverizações aéreas no Brasil: Ministério da Agricultura, da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O objetivo das palestras foi garantir aos participantes conhecimentos sobre o primeiro selo de qualidade ambiental da aviação agrícola brasileira – o CAS. O workshop foi organizado pela Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), e contou com a participação de representantes do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e de empresas químicas. A Aerotekt Aviação Agrícola também colaborou, promovendo demonstrações aéreas. Além do professor Wellington, proferiram palestras outros dois integrantes do corpo técnico do CAS: o professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquisa Filho” (Unesp) Ulisses Antuniassi e o professor da Universidade Federal de Uberlândia  (UFU) João Paulo Cunha. Outra palestra foi do gerente de Educação e Treinamento da Andef, Fábio Kagi.

O CAS é um programa voluntário de certificação e busca a qualificação sustentável dos operadores aeroagrícolas de aplicação de produtos fitossanitários. A intenção é incentivar as empresas a fazerem a aplicação dos defensivos de forma correta, segura e minimizando os impactos ambientais. Trata-se de uma realização da Fundação de Estudos em Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), em parceria com a Andef e com o Sindag. A UFLA, a Unesp-Botucatu e a UFU coordenam o programa. Até o momento, 47 empresas já estão certificadas (níveis I e II). Há empresas certificadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Groso, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná e Tocantins.

Vídeo do Sindag sobre o evento

Trabalhos anteriores

Nos dias 19/5 e 20/5 foi promovido pelo Programa CAS o curso “Qualidade técnica e responsabilidade ambiental na aplicação aérea”. A participação nessa atividade é condição para que o operador de aeronaves destinadas à aplicação de defensivos agrícolas obtenha a Certificação CAS Nível II. O professor da UFLA Wellington Carvalho proferiu a palestra “Planejamento e organização da segurança operacional”.