Programa de Pós-Graduação em Zootecnia reforçou atividades de internacionalização no mês de junho

David Hopkins destacou a relevância de se contribuir na formação de jovens cientistas

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu entre os dias 21 e 27 de junho a visita de David Hopkins, editor chefe da renomada revista Meat Science, pesquisador do NSW Department of Primary Industries e professor das Universidades de Charles Sturt e New England (Austrália).

À convite do PPGZ, Hopkins ministrou duas aulas aos estudantes da UFLA. Na primeira, foram repassadas dicas para a publicação de artigos em periódicos de alto impacto, como a Meat Science e, a segunda aula, abordou as tecnologias que melhoram a maciez da carne.

Hopkins ressaltou a importância de realizar trabalhos em colaboração com a UFLA, exemplificando com a pesquisa realizada pela estudante de doutorado Tharcilla Isabella Rodrigues – “Manipulation of fatty acid in lamb muscle” – que teve sua coorientação na Austrália e, na UFLA, dos professores Iraí­des Ferreira Garcia e Juan Ramon Pérez. A tese foi defendida no dia 23 de junho e teve Hopkins como um dos membros da banca examinadora.

Programareforça atividades com a presença de professores e pesquisadores estrangeiros

Além disso, Hopkins ponderou a relevância de se contribuir na formação de jovens cientistas. “Lecionar para esses estudantes permite que toda a comunidade científica apresente melhorias, visto que os jovens poderão trabalhar com maior qualidade nas pesquisas e artigos”, afirmou.

O coordenador do PPGZ, professor Marcio Machado Ladeira ressalta que no mês de junho o Programa teve um grande número de atividades com a presença de professores e pesquisadores estrangeiros, com o objetivo de aumentar a internacionalização da pós-graduação da UFLA.

Além do professor Hopkins, em junho, o PPGZ também contou com a visita dos professores Jon Schoonmaker (EUA), Norman St. Pierre (EUA), Aires Oliva Teles (Portugal), e ainda de professores da Austrália, Colômbia, Inglaterra, Estados Unidos e Nigéria, que participaram da Conferência Internacional sobre Forragens em Clima Quente na UFLA, com destaque para a participação do editor chefe do periódico Grass and Forage Science Alan Hopkins (Inglaterra), e também do professor Robert Dixon (Austrália), que aproveitou a ocasião para ministrar uma aula no PPGZ sobre “Novas tecnologias para manejo de animais no pasto”.

O professor Jon Schoonmaker ministrou aulas de Bovinocultura de Corte no PPGZ com o tema “Programação fetal em bovinos de corte” e na graduação sobre “A bovinocultura de corte nos Estados Unidos”.  O professor Norman St. Pierre lecionou uma aula sobre “Modelos estocásticos em ciência animal” para os estudantes de pós-graduação.

Já o professor Aires Oliva Teles, além de ministrar uma aula no PPGZ sobre sua área de atuação, também firmou uma linha de pesquisa entre a UFLA e a Universidade do Porto sobre a nutrição e saúde de peixes.

Para o coordenador do PPGZ, a participação de pesquisadores renomados permite que os estudantes adquiram conhecimentos proeminentes, que fazem toda diferença na formação profissional. “Poder ter contato com novas tecnologias que são desenvolvidas em outras universidades é de extrema importância”, conclui Marcio Ladeira.

As visitas dos professores Robert Dixon e David Hopkins tiveram o apoio financeiro da Fapemig, por meio do “Projeto estruturante para aumentar e consolidar a inserção internacional do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFLA”.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA