Estagiários de Odontologia encerram semestre na Clínica Odontológica

clinica-odontologica-encerramento1Os 23 estudantes de Odontologia que prestam atendimento na Clínica Odontológica, parceria entre UFLA e Unilavras, encerraram seu estágio no dia 22 de junho. Para marcar a ocasião, foi realizado um coffee-break no Anfiteatro da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), às 14 horas. Estiveram presentes: os estudantes; a docente Márcia de Fátima Soares; o coordenador do curso na Unilavras, professor Douglas Campideli Fonseca; a coordenadora de Saúde da Praec, Hebe Andrade Costa; e o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFLA, professor João Almir de Oliveira.

Essa turma se formará em agosto. Durante o ano em que realizou atendimentos, o grupo fez 2.249 atendimentos; só neste primeiro semestre, houve 1.863 atendimentos e 125 atendimentos de urgência; sendo 336 tratamentos concluídos e 119 em andamento. Desde o início de 2014, a Clínica já realizou mais de 4.300 atendimentos. Esses números foram ressaltados pelo professor João Almir durante o evento. Ele destacou também o profissionalismo demonstrado por toda a equipe e a importância que a Clínica já adquiriu para os servidores da UFLA.

clinica-odontologica-encerramento2“Conseguimos atender a quase todos os cadastrados, com exceção daqueles casos em que não foi possível entrar em contato: números de telefone inexistentes, que não atendem ou que caem na caixa postal; ou ainda, cadastros feitos sem número de telefone”, diz a coordenadora de Saúde da Praec, Hebe Andrade. “Essas pessoas terão uma chance de renovarem seus cadastros para atendimento no próximo semestre”. Para isso, os pacientes devem ir à Clínica Odontológica ou à Coordenadoria de Saúde, até o dia 17/7, para atualizarem seus dados.

Sobre a Clínica

A Clínica Odontológica, localizada no Câmpus Histórico da UFLA, oferece atendimento gratuito à comunidade universitária (estudantes, técnicos administrativos, docentes e servidores terceirizados). As consultas são realizadas por estagiários do último período do curso de Odontologia do Centro Universitário de Lavras (Unilavras), que são orientados diariamente por um professor supervisor do Unilavras e por um profissional cedido pela Prefeitura de Lavras, que também é parceira deste acordo de mútua cooperação. A estrutura do prédio em que se localiza foi adaptada para atender às normas sanitárias e conta com sete cabines de atendimento, cada uma com uma cadeira odontológica de última geração.

Entre os serviços odontológicos realizados, constam: dentística básica, periodontia, endodontia, extrações simples e pequenas cirurgias. Casos mais graves são encaminhados ao Unilavras ou profissionais.

Quando as atividades serão reiniciadas?

Os próximos atendimentos começarão no dia 15 de agosto, com 42 novos estagiários. A Praec entrará em contato com aqueles pacientes que não concluíram o tratamento, para dar continuidade, e chamará os próximos nomes da lista de pacientes que já foram cadastrados.

Veja mais informações sobre a Clínica Odontológica e a Coordenadoria de Saúde aqui.

Acesse aqui a lista de nomes de pacientes cadastrados, mas que a Praec não conseguiu entrar em contato.