IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil será transmitido ao vivo pela internet

rede-social-cafeEntre os dias 24 a 26 de junho acontece o IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil em Curitiba (PR). Com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento, a Rede Social do Café fará a transmissão ao vivo pela internet e disponibilizará, posteriormente, o registro de palestras e trabalhos apresentados no simpósio. Além disso, participará ativamente nas redes sociais divulgando os principais acontecimentos pelo Facebook e Twitter.

A Rede Social do Café completa em junho de 2015 nove anos de existência, exercendo seu papel na divulgação científica e compartilhamento de notícias sobre todas as etapas da atividade cafeeira, no Brasil e no mundo. Perto de atingir 15 milhões de acessos e com cerca de cinco mil membros, a Rede se destaca por participar dos principais eventos sobre café, como dias de campo, simpósios e congressos e por disponibilizá-los online com o “Cardápio de Palestras” e “Dia de Campo Virtual”.

De acordo com Sérgio Parreiras Pereira, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), idealizador e mediador da Rede Social do Café, ao longo dos anos, a plataforma tem se consolidado como importante canal de comunicação entre os setores ligados ao sistema agroindustrial do café. “A ideia é que o conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa e universidades seja difundido ao maior número de pessoas, para que possa então ser incorporado pelos usuários finais. Possibilitamos ainda que todo integrante da Rede possa apresentar comentários e demandas por informações a respeito diferentes temas propostos”, considerou.

Democratização do acesso

O Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil é realizado a cada dois anos, tendo como objetivo reunir e apresentar resultados de pesquisas realizadas nas instituições que compõem o Consórcio, promovendo a discussão da comunidade científica sobre as mais diversas linhas de pesquisa e setores da cafeicultura. Tem com objetivo também pensar novos cenários e tendências de consumo, a fim de contribuir para a sustentabilidade do setor cafeeiro.

Para o IX Simpósio são esperados cerca de 1000 participantes, entre os diversos representantes dos setores que compõem o agronegócio café, como pesquisadores, técnicos da extensão rural, estudantes, lideranças da cafeicultura, produtores de café, empresários do setor, imprensa especializada e demais interessados nos avanços da ciência e da tecnologia cafeeira.

Inscrições gratuitas e programação completa no site:

Clique para Para acessar a Transmissão ao vivo

Consórcio Pesquisa Café

O Consórcio Pesquisa Café congrega instituições de pesquisa, ensino e extensão localizadas nas principais regiões produtoras do País. Seu modelo de gestão incentiva a interação das instituições e a otimização de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais. Foi criado em 1997 por dez instituições: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, Instituto Agronômico – IAC, Instituto Agronômico do Paraná – Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro – Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras – Ufla e Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Rede Social do Café

A Rede Social do Café recebe apoio institucional do Instituto Agronômico (IAC) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA), além de outras entidades de C&T&I.  É apoiada por projetos ligados ao Consórcio Pesquisa Café, ao Polo de Excelência do Café e Agência de Inovação do Café (Fapemig) e ao INCT Café – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (CNPq).

Texto: Marina Botelho –  Jornalista/bolsista Rede Social do Café/Consórcio Pesquisa Café.