Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos é realizado na UFLA com 200 participantes

Com 130 trabalhos científicos aprovados e 200 participantes, o Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos (CMEA) teve inicio nessa quarta-feira (17/6) e segue ate o dia 20 de junho. Com ampla e diversificada programação, o evento representa uma oportunidade de atualização em diversas temáticas – Tecnologias de bebidas; Tecnologias de produtos de origem animal; Tecnologias de produtos lácteos e derivados; Tecnologias e Inovações em Alimentos e Análise sensorial.

Na programação deste ano, palestras, minicursos, visitas técnicas a indústrias de alimentos, apresentação de trabalhos científicos, confraternizações, e o principal: intercâmbio de conhecimento entre graduandos, pós-graduandos, docentes e profissionais de uma rede multidisciplinar. As palestras e minicursos ocorrem em diferentes departamentos e setores da Universidade.

Abertura oficial

Scolforo destacou a importância da formação complementar dos estudantes

A cerimônia de abertura da III edição do CMEA foi realiza com a presença do reitor, professor José Roberto Scolforo, a coordenadora do evento, professora Ana Carla Marques Pinheiro; a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, professora Alcinéia de Lemos Souza Ramos; chefe do Departamento de Ciência dos Alimentos e a presidente do Evento, Julia Daher Pacheco.

Em seu depoimento, Scolforo destacou a importância da formação complementar dos estudantes, para que se tornem profissionais capacitados no mercado, mas, acima de tudo, sejam comprometidos com a solidariedade e com o bem-estar da sociedade. “Eu acredito muito no curso de Engenharia de Alimentos e, aliado a outros cursos da instituição, tem grande potencial de gerar novos produtos com alto valor agregado, contribuindo para transformar a qualidade de vida das pessoas”, enfatizou.

O reitor também apresentou números que expressam a crise vivenciada pelas universidades, decorrente dos cortes no orçamento, no entanto, apresentou uma mensagem de otimismo, de que os projetos iniciados terão continuidade e, embora num ritmo mais lento, será mantido o planejamento para a expansão. Especificamente para o curso de Engenharia de Alimentos, comprometeu-se a manter o projeto de construção do Laboratório de Qualidade e Segurança Alimentar, além dos equipamentos que já foram pactuados.

Na palestra de abertura, o consultor Edson Fujita destacou a motivação como uma dos requisitos para o sucesso

A coordenadora-geral, professora Ana Carla, destacou a amplitude do evento. “Mesmo sendo um congresso mineiro, atraiu a participação de estudantes de diversos estados brasileiros. A programação está muito diversificada e as oportunidades de interação entre os participantes prometem render bons frutos. Todo o desempenho do evento é resultado do comprometimento da comissão organizadora, que inclui a participação de estudantes e professores”, concluiu.

Palestra de motivação

O III CEMEA teve como palestra de abertura a apresentação do consultor Edson Fujita, que destacou a motivação como uma dos requisitos para o sucesso.  Com formação na área de exatas e experiência de mais de 20 anos como engenheiro na Petrobrás, foi na área de coaching que percebeu a vocação para ajudar as pessoas a descobrirem as motivações e caminhos para serem felizes.  Com a palestra “Sucesso na carreira profissional”, Fujita convidou os participantes a refletirem sobre seus sonhos e as ações dedicadas para sua realização.

Organização do evento teve a participação de estudantes e professores, com o envolvimento de núcleos de estudo, grupo PET, empresa júnior e Centro Acadêmico
Organização do evento teve a participação de estudantes e professores do departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), com o envolvimento de núcleos de estudo, grupo PET, empresa júnior e Centro Acadêmico
Com a colaboração da estudante Rafaela Fernandes Silva – bolsista ASCOM