Encontro Multidisciplinar em Saúde e Reabilitação abordou Fisioterapia, Educação Física e Nutrição

GEPEB (evento) 2
Simulação de atendimento durante o evento na UFLA

Palestras nas áreas de Fisioterapia, Educação Física e Nutrição, fizeram parte do Encontro Multidisciplinar em Saúde e Reabilitação realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Ergonomia e Biomecânica (Gepeb), do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (DEF/UFLA), com o apoio da Associação dos Desportistas de Lavras (Asdela).

Na manhã do primeiro dia (11/6), o evento contou com a palestra “Abordagem multidisciplinar na reabilitação funcional”, do fisioterapeuta André Carvalho Costa, e ainda “O papel da nutrição na reabilitação”, com a nutricionista Elizandra Milagre Couto. No período da noite, o professor de Educação Física Gustavo Leite Camargo abordou a teoria do “Desenvolvimento e tratamento da Síndrome dolorosa miofascial por ponto gatilho”.

Já no dia 12/6, a fisioterapeuta Juliana Alves de Faria palestrou sobre “Ergonomia e suas interfaces”. Outra palestra na área da fisioterapia foi realizada com a temática “Vivência clínica nas lesões ortopédicas mais frequentes relacionadas ao esporte”, ministrada pelo fisioterapeuta Bruno Eduardo Teixeira. A parte prática com relação à Síndrome dolorosa miofascial por ponto gatilho foi retratada no final do evento, novamente pelo professor Gustavo Leite.

O evento contou com a participação de 143 participantes, sendo 46 alunos de Fisioterapia da Universidade de Formiga.

Para o coordenador do Gepeb, professor Marco Antonio Gomes Barbosa é importante ressaltar a participação dos monitores e bolsistas na execução das atividades de pesquisa e reabilitação, e ainda a forte parceria com a Reitoria da UFLA, concretizando assim a efetividade do projeto.

Atendimento para toda a comunidade

O Gepeb, além de um grupo de pesquisa, conta com um núcleo que realiza atendimentos de reabilitação (fisioterapia) – o Centro de Prevenção e Reabilitação, em que são realizados atendimentos para toda a comunidade universitária e também para a população da cidade de Lavras.

“Esse ano comemoramos dois anos de trabalho dedicado a toda comunidade universitária (docentes e discentes), comunidade de Lavras (interessados) e equipes esportivas da UFLA”, relata o coordenador Marco Antonio.

O local de atendimento do Centro de Prevenção e Reabilitação fica nas dependências do Ginásio Poliesportivo da UFLA, onde primeiramente os pacientes interessados são entrevistados por profissionais da equipe de fisioterapeutas, e em seguida encaminhados para avaliação, a fim de identificar as necessidades e definir quais tipos de atendimento mais adequados.

O trabalho é realizado com ajuda de recursos terapêuticos como: eletroterapia (aparelhos que utilizam eletricidade e que reduzem inflamações, dores e inchaços), termoterapia (calor), fototerapia (realizado com luz artificial), cinesioterapia (terapia feita a partir de movimentos corporais, como alongamento, por exemplo), mecanoterapia (aparelhos mecânicos que auxiliam a fortalecer, alongar e equilibrar musculatura), hidroterapia, massoterapia, crioterapia (gelo), entre outros.

O Gepeb e o Centro de Prevenção e Reabilitação são compostos por uma equipe multidisciplinar: prof. Marco Antonio Gomes Barbosa (Fisioterapeuta e prof. Educação Física), Bárbara Viana (graduanda em Nutrição), Caio Quintiliano (fisioterapeuta), Fabiano Lobo (prof. Educação Física), Gislaine Fátima (prof. Educação Física) e Vinícius Resende (graduando em Educação Física).

Curta a página do GEPEB e fique por dentro das novidades!

Texto: Camila Caetano- jornalista, bolsista/UFLA