Em comemoração aos seus 15 anos, Terra Júnior realizou evento sobre empreendedorismo

evento-empreenderorismo1
Palestra de Gustavo Becker, durante o lançamento do Desafio Empreendedor na UFLA e pré-lançamento do Erep.

Contribuindo com o fomento à inovação e ao empreendedorismo na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Terra Júnior, empresa júnior do Departamento de Agricultura (DAG), em parceria com o Sebrae/MG e com o apoio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec), realizou o lançamento do Desafio Universitário Empreendedor e o pré-lançamento do V Encontro Regional de Excelência Profissional (Erep). O evento foi realizado na quinta-feira (11/6), no Salão de Convenções da UFLA e contou com a participação de cerca de 250 participantes.

Para celebrar seus 15 anos de existência, a Terra Júnior trouxe a palestra-show de Gustavo Becker,  “Tô na Universidade, e agora?” Com uma linguagem direcionada ao público jovem, o objetivo principal da palestra, que contou com apresentações teatrais, foi disseminar a cultura empreendedora entre os estudantes que buscam bons caminhos para o início de sua vida profissional.

evento-empreenderorismo2
Na mesa de honra do evento (da esq. p/ dir.): a gerente da Inbatec, Raphaela Ribeiro; o coordenador da Terra Júnior, professor Renzo Garcia Von Pinho; a representante do Sebrae MG/Lavras Glaucya Vale; e o presidente da Terra Júnior, Marcelo Bregantin.

Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a cultura empreendedora e sanar dúvidas sobre o Desafio Universitário Empreendedor – um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa. Por meio dele, universitários de todo o país, organizados em equipes, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe.

O evento contou também com a palestra da gerente da Inbatec, Raphaela Silva Ribeiro, que abordou o tema “Incubadora de empresas como diferencial competitivo” despertando a atenção e o interesse de toda a plateia. A Incubadora tem se destacado na UFLA no apoio que vem oferecendo ao fomento da inovação e do empreendedorismo em diferentes eventos, como o Startup CIM, Diálogo entre Ciência e Sociedade, Seminário de Inovação e Empreendedorismo, Startup Trail, Startup Weekend, entre outros.

evento-empreenderorismo3
Raphaela Ribeiro proferiu palestra sobre o tema “Incubadora de empresas como diferencial competitivo”.

De acordo com Raphaela, momentos como esses são fundamentais para sanar dúvidas sobre Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (IEBTs), apresentar os principais conceitos e ressaltar sua importância na vida de uma empresa, principalmente as nascentes. Segundo dados de 2008 da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), as chances de sucesso de uma empresa que passa por um processo de incubação são dobradas.

Na ocasião, a gerente da Inbatec ressaltou ainda o importante papel da Incubadora para a empresa incubada, “além da ajuda em infraestrutura, capacitação e treinamento, a Incubadora é uma chave que abre muitas portas, ajuda na captação de recursos, via projetos em instituições de fomento à pesquisa, além de aumentar o networking das empresas”, constituindo-se um diferencial estratégico fundamental para quem está começando um negócio.

Amanda Castro – Jornalista da Assessoria de Inovação e Empreendedorismo UFLA.