Membros do Fesex/UFLA estão em Canoas (RS) para apresentação de 11 trabalhos

Membros do Fesex/UFLA viajaram para o Rio Grande do Sul para apresentação de trabalhos.

Dez integrantes do grupo de pesquisa Relações entre Filosofia e Educação para a Sexualidade na Contemporaneidade: a Problemática da Formação Docente (Fesex) estão participando nesta semana do 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação (Sbece) e do 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (Siece), em Canoas, Rio Grande do Sul (RS). O grupo é coordenado pela professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA) Cláudia Maria Ribeiro.

Onze trabalhos da equipe foram aprovados para apresentação durante o evento, que é promovido pelo Programa de Pós-Graduação a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), com a cooperação do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os seminários buscam, com sua programação, problematizar a articulação entre educação, transgressões e narcisismos no cenário atual, considerando-se suas repercussões nas pedagogias; nas culturas infantis e juvenis; na escola, no currículo e na docência; nas questões de gênero e sexualidade; nas políticas públicas, entre outras áreas.

O evento propõe também o aprofundamento dos vínculos com a produção acadêmica internacional, enriquecendo o debate sobre desafios atuais da pesquisa educacional desenvolvida na perspectiva dos Estudos Culturais.

Confira abaixo os trabalhos dos membros do Fesex que estão sendo apresentados em Canoas (RS)

– Obras de Arte que navegam pelo imaginário das águas, de Cláudia Maria Ribeiro.

– Transgeneridade: dor e delícia de ser o que é, de Ailton Dias de Melo, mestrando em Educação.

– “Borboletas do devir”: travestilidades apesar da escola, de Marlyson Junio Alvarenga Pereira, mestre em Educação.

– Loucura, gênero e sexualidades: “Eu conto o arrepio e você há de se arrepiá com as coisas que agora vou contar”, de Luciene Aparecida Silva, mestra em Educação.

– Azarias Ribeiro de Souza: docência negra na primeira república, de  Andrêsa Helena de Lima, mestranda em Educação.

– A intencionalidade da obra de arte na educação de crianças pequenas, de Kátia Batista Martins e Gislaine de Fátima Ferreira da Silva, mestrandas em Educação.

– Corpo estigmatizado: a perfeição das diferenças, de Gislaine de Fátima Ferreira de Souza, mestranda em Educação.

– A representação do feminino em Gabriela Cravo e Canela e possíveis caminhos para se pensar a condição da mulher na contemporaneidade, de Daniele Ribeiro de Faria e Vanderlei Barbosa, mestranda em Educação e professor do DED, respectivamente.

– Processos educativos da produção e estudos do livro “Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil”, de Elisabete Ciccone de Assis Costa, mestranda em Educação.

– Jogos, experiência e subjetivação na Educação Infantil  e  Relações de Gênero e sexualidades na Educação Infantil no cotidiano de um pré escola: entre práticas e representações de professoras, de Fábio Pinto Gonçalves dos Reis,  professor do Departamento de Educação Física e(DEF) e vice-coordenador do grupo de pesquisa FESEX.