UFLA na Comunidade: Engenheiros sem Fronteiras atuam no bairro Vale do Sol

esf-cmei
Engenheiros sem Fronteiras – Núcleo Lavras desenvolvem Projeto ABC em Cmei do bairro Vale do Sol, Lavras.

O Projeto de Apoio a Bairros e Comunidades (ABC) faz parte das iniciativas da ONG Engenheiros sem Fronteiras – Núcleo Lavras (EsF). O grupo tem a orientação do professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) André Cornélio, do Departamento de Engenharia (DEG).

Por meio do Projeto ABC e com base em conhecimentos da área de engenharia e nas premissas de sustentabilidade e agroecologia, os EsF desenvolvem um trabalho social nas comunidades do município. As primeiras atividades foram feitas no bairro Vista Alegre, em 2013. Atualmente, é o bairro Vale do Sol que se beneficia da iniciativa.

Além de viabilizarem ações estruturais, como captação de água pluvial, construção de aquecedor solar e cultivo de horta ecológica, os voluntários têm realizado um trabalho de conscientização ambiental com as crianças que estudam no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) do bairro Vale do Sol. Com o apoio da coordenação e dos professores, são realizados encontros com temas definidos previamente, utilizando-se uma linguagem acessível aos alunos.

Neste ano, já foram trabalhados temas como água, cultura indígena e combate à dengue, sempre por meio de uma proposta esf-cmei-2expositiva, com vídeos e recursos digitais para chamar atenção das crianças. Marcelo Rodrigues, integrante do projeto ABC e estudante de Engenharia de Controle e Automação na UFLA, relata que as crianças participam de maneira efetiva, fazendo indagações e comentários, sempre demonstrando interesse pelos assuntos.

Marcelo afirma que atualmente o projeto busca o apoio de grupos de jovens de comunidades religiosas locais, a fim de promover um trabalho mais amplo de conscientização sobre a importância da reciclagem. “A coleta seletiva já é realizada no bairro pela Acamar, mas há pouca participação dos moradores”, comenta.

O próximo evento do projeto no bairro Vale do Sol será realizado no dia 12 de junho, com a temática “preservação ambiental”. Estão envolvidos na inciativa, como membros dos EsF, estudantes da UFLA das engenharias de Controle e Automação, Ambiental e Florestal, e do curso de Administração, além de demais colaboradores da ONG.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA.

box_extensao