I Mostra Cultural sobre o “18 de maio” terá premiação de trabalhos nesta sexta (28/5)

mostra-borbulhandoNesta sexta-feira (29/5), ocorrerá na Universidade Federal de Lavras (UFLA) a solenidade de premiação dos melhores trabalhos produzidos para a I Mostra Cultural sobre o “18 de maio” – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento terá início às 13h, no Salão de Convenções.

Estudantes de escolas públicas – assim como profissionais da educação básica, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Conselho Tutelar – tiveram a oportunidade de inscrever, no concurso, desenhos, slogans e poesias que, de alguma forma, contribuem com as reflexões e o enfrentamento à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As duas melhores produções de cada modalidade e de cada segmento de participantes serão conhecidas durante o evento.

A organização do concurso é feita pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid Pedagogia) e pelo grupo de pesquisa Relações entre a Filosofia e a Educação para a Sexualidade na Contemporaneidade – a problemática da formação docente (Fesex), mantendo relação com as atividades do Projeto Borbulhando, lançado na UFLA em 13/3.

A Mostra é promovida em parceria com o grupo de pesquisa Sexualidade e Escola da Universidade Federal do Rio Grande (Gese/Furg), no contexto do projeto “Observatório Brasileiro de Políticas Públicas de Promoção de Equidade de Gênero e Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) em Educação”. A coordenação geral é feita pela professora do Departamento de Educação (DED) Cláudia Ribeiro.

Modalidades e participantes

O concurso envolve três modalidades (desenho, slogans e poesias) e cinco grupos de participantes: estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, estudantes dos anos finais do ensino fundamental, estudantes do ensino médio, profissionais que atuam na educação básica/rede pública e profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Conselho Tutelar.

Avaliação e premiação

A seleção dos melhores trabalhos foi realizada em caráter reservado, no DED, pela comissão julgadora. Os dois primeiros colocados de cada modalidade e de cada grpuo de participantes serão premiados, recebendo, respectivamente, um tablet 7” (acompanhado de troféu) e um pen drive (acompanhado de medalha). As escolas ou instituições às quais os premiados estejam ligados também receberão uma premiação.

regulamento da Mostra foi divulgado no início de maio.