Lançado Desafio UFLA+ Soluções Inovadoras – participe, colabore e dispute prêmios

IMG_0388
Salão de Convenções lotado para o lançamento do desafio UFLA+ Soluções Inovadoras

O Desafio UFLA+ Soluções Inovadoras, que teve a primeira etapa lançada nesta quarta (27/5), no Salão de Convenções, terá onze temas em discussão. Organizado na modalidade concurso, o desfio tem com objetivo incentivar a participação social e identificar propostas inovadoras que possibilitem melhorias acadêmicas e administrativas na Universidade. Com a presença de professores, técnicos administrativos e estudantes, a cerimônia de lançamento teve a apresentação do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, e do professor Paulo Henrique de Souza Bermejo, coordenador do Desafio.

Qualquer pessoa, da comunidade acadêmica – ou da comunidade externa – poderá acessar o endereço www.uflamais.ufla.br, fazer o cadastro e participar do desafio propondo ideias relativas aos temas e ainda avaliando as ideias de outros participantes.

IMG_1585[1]
Professor Scolforo enfatiza a importância da gestão compartilhada
De acordo com o reitor, o objetivo é abrir mais um espaço coletivo para a proposição de soluções que contribuam para decisões de uma gestão compartilhada, ancoradas no tripé ensino, pesquisa e extensão. O atual modelo de gestão, que prima pela valorização das pessoas, ganha agora mais uma ferramenta democrática de participação e de comprometimento com os resultados. As ideias sugeridas poderão nortear o próximo Plano Diretor Institucional (PDI) para o quadriênio 2016/2020.

Trata-se de uma forma simples para dar oportunidade a todos da comunidade acadêmica e externa de contribuir com ideias para a Universidade e ainda concorrer a prêmios. Mais um passo para a gestão participativa, enfatizada como fator principal para o direcionamento de nossas metas e para a realização dos objetivos institucionais.

“Não tenho dúvidas que nos próximos anos teremos uma universidade ainda melhor, resultado da implantação de ideias que podem surgir neste desafio. Ganha a comunidade acadêmica e a Universidade, que têm planos ousados de aparecer nos melhores rankings do mundo… O prêmio é para que as pessoas sintam que suas ideias têm valor”, destacou o reitor em sua apresentação.

Professor Bermejo apresenta detalhes do desafio

O professor Bermejo apresentou o desafio e os detalhes do modelo de inovação aberta. A primeira etapa do desafio UFLA+ Soluções Inovadoras segue até o dia 31 de julho. Os três participantes que até essa data conseguirem mobilizar um apoio maior às suas ideias (obtendo maior número de curtidas e comentários), serão os vencedores e receberão prêmios. O primeiro colocado ganhará 4 mil reais; o segundo, 2 mil e quinhentos reais e o terceiro lugar, mil reais.

Além das premiações individuais, pró-reitorias, departamentos, setores da UFLA e organizações estudantis também serão premiados, a partir da atuação dos participantes que se declarem ligados a eles. A pró-reitoria, departamento ou setor classificada (o) em primeira colocação receberá o prêmio de R$100.000,00 (cem mil reais) e a organização estudantil classificada em primeira colocação receberá o prêmio de R$20.000,00 (Vinte mil reais), em créditos para empenho, conforme legislação vigente e normas operacionais previstas no Edital.

Todas as ideias postadas passarão por uma avaliação administrativa, para que se verifique a viabilidade de implantação.

O Desafio UFLA+ Soluções Inovadoras segue o modelo de sucesso já implementado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) – Desafio da Sustentabilidade; em parceria com o Governo da Paraíba – Prêmio Solução Nota 10 e com a Polícia Militar de Minas Gerais – sobre segurança e trânsito. Somados os projetos já realizados, foram mobilizadas mais de 30 mil ideias.

Participe, compartilhe, mobilize seguidores para sua ideia e entre nesta disputa!

www.uflamais.ufla.br

desafio