UFLA na Comunidade: projeto busca conscientização de crianças sobre a questão dos resíduos sólidos urbanos

projeto-escolas-residuos-nesambO Núcleo de Estudos em Soluções Ambientais (Nesamb), do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Lavras (UFLA), deu início ao projeto de extensão “Conscientização sobre resíduos sólidos urbanos para crianças e adolescentes do município de Lavras”.

Como parte das atividades, foi realizado o curso “Lixo: o que fazer com ele?”, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Juracy Eliza da Costa, na última sexta-feira (22/5). O objetivo foi apresentar aos alunos a questão da degradação ambiental causada pelo ser humano, os prejuízos dessas ações para o solo, água e ar, assim como a maneira correta de utilização de diferentes materiais, para que se tenha um desenvolvimento sustentável. O curso reuniu 29 alunos no período da manhã e 57 à tarde.

“Foi um dia muito produtivo e divertido. Com o apoio da diretora e de cinco professoras, os alunos da primeira e da segunda etapa da escola puderam participar de dinâmicas, desenhos, brincadeiras desenvolvidas com reutilização de recicláveis, vídeos educativos, entre outras atividades; tudo com o intuito de promover a conscientização ambiental”, relatam os “nesambeiros” que fizeram parte da primeira etapa do projeto.

O curso continuará sendo desenvolvido todas as sextas-feiras no Cmei, com programação a ser estendida a outras escolas. Para a equipe do Nesamb, desde cedo as crianças devem aprender que as ações individuais sobre o meio ambiente refletem no coletivo. Dessa forma, elas percebem mais facilmente a importância de valores como solidariedade, responsabilidade e respeito para com o próximo e o meio ambiente. A proposta do curso de extensão é vista pelo grupo como forma também de ampliar a relação entre Universidade e sociedade, promovendo a integração entre os meios de Ensino Fundamental e Superior.

Curso – Lixo: o que fazer com ele?projeto-nesamb-escolas

Com a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Lavras (PMGIRS), ganhou maior relevância a necessidade de uma ação efetiva de Educação Ambiental, a ser desenvolvida em parceria com as escolas do município.

Neste sentido, para o presidente do Nesamb Tales Abrantes, aluno do 8° período de Engenharia Ambiental e Sanitária, o curso busca introduzir o conceito de sustentabilidade, partindo da premissa de que o trabalho sobre educação ambiental com crianças dos primeiros anos do ciclo básico colabora na formação de adultos conscientes e preocupados com o meio ambiente. “Experiências de membros anteriores envolvidos no projeto mostraram que o trabalho de conscientização com crianças gera melhores resultados do que com adultos”, afirma.

“É necessário levar às crianças informações que relacionem consumo e meio ambiente, focando nos impactos de suas escolhas na sua cidade e, consequentemente, no seu planeta; outro ponto importante é mostrar os danos que o consumo desenfreado já causou. Essas são as principais justificativas do projeto”, destaca Tales.

Além de levar às escolas conhecimentos sobre a forma correta de segregar os resíduos na fonte geradora e sobre os danos que a má gestão pode causar ao meio ambiente, esse curso de extensão proporciona aos graduandos em Engenharia Ambiental e Sanitária da UFLA a oportunidade de trabalhar em prol do bem comum e valorizar as questões sociais.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA
Fotos: Nesamb