Festim Sustentável marcará programação da Semana de Museus na UFLA – participe desta festa

FestimO Câmpus Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA) estará em festa neste sábado (23/5). Das 14 às 18 horas, os museus Bi Moreira e de História Natural estarão abertos ao público para visitação e, em seu entorno, está sendo organizado o Festim Sustentável: um momento de confraternização para compartilhar experiências e sensibilizar o público geral sobre a importância do consumo consciente e a valorização do bem-estar.

“O objetivo é valorizar esse espaço da Universidade como território de memória, cultura, arte e ciência”, explica a coordenadora de Museus e Patrimônio Histórico da UFLA, professora Ângela Maria Soares.

O Festim Sustentável faz parte da programação da 13ª Semana Nacional de Museus, comemorada de 18 a 23 de maio. Na UFLA, a programação incluiu visitas coordenadas, palestras, exibições de filmes, debates e oficinas de astronomia. Toda a programação é voltada para o tema: “museus para uma sociedade sustentável”.

Programação diferenciada

Todas as pessoas, da comunidade acadêmica e também da comunidade de Lavras e região estão convidadas para a ação educativa. A programação é diferenciada dos eventos já realizados na Universidade, já que a proposta é a realização de um lanche compartilhado, com oficinas de pipas, oficina de música, troca de livros, troca de experiências, etc.

A partir das 17 horas haverá um Sarau Musical, com a apresentação da banda “Som das Vertentes” – projeto Shakespeare para Crianças – de São Francisco de Paula (MG). Também haverá a apresentação do coral Vozes do Câmpus, e membros da Orquestra de Câmara da UFLA.

A entrada é franca. Sugere-se ao participante levar para compartilhar: comidinhas saudáveis, frutas da época, um livro para troca, experiências pessoas e disposição para repensar os hábitos de consumo e estilos de vida. A ideia é que todos desfrutem de atividades artísticas e de boa convivência.

Dia: 23/5

Local: Câmpus Histórico

Hora: 14 às 18 horas

Confira a programação completa da semana Nacional de Museus na UFLA

Caravana Astronômica

Ainda na Programação da Semana Nacional de Museus, acontece na sexta-feira 22/5 e sábado 23/5, a Caravana Astronômica, que será realizada no no Ginásio Poliesportivo da UFLA (II), com a presença de dois planetários e 10 telescópios para visualização do céu. Na sexta-feira, das 19 às 22 horas, haverá palestras, visitação ao planetário e explicações sobre o mapa do céu noturno (carta celeste). As atividades se estenderão por todo o dia, no sábado (23). Das 9h30 às 12h30 e das 14h40 às 17h30, serão ministradas palestras e oficinas, com visitas ao planetário. Das 19 às 22 horas, essa programação será acrescida de observações com telescópios.