Núcleo de Estudos e Pesquisas do MERCOSUL anuncia a II Convocação de Redes de Pesquisa

mercosulO Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior do Mercosul (NEIES-Mercosur) informa que estão abertas inscrições para a segunda convocatória para a conformação de redes acadêmicas de pesquisa sobre temas chave para a educação superior no Mercosul, para o período 2016-2017. O prazo para o envio das propostas é 29 de maio.

O NEIES-MERCOSUR foi criado com o objetivo de promover a cooperação interinstitucional entre os sistemas universitários dos países do Mercosul e a produção de conhecimento sobre temas chaves do setor visando à integração regional.

A primeira convocação para a conformação de redes de pesquisa foi lançada em 2013 estão no seu segundo e último ano de execução. O objetivo é fortalecer os grupos de pesquisa existentes na região e incentivar a formação de novos grupos.

Algumas temáticas previstas: internacionalização da educação superior, mobilidade acadêmica e redes de integração regional; avaliação da qualidade universitária: impacto institucional; diversificação e diferenciação da Educação Superior: novos modelos institucionais; vínculo universidade – setor produtivo; extensão universitária: políticas e práticas, entre outros.

O Ministério da Educação da Argentina, por meio da Secretaria de Políticas Universitárias, será o responsável pelo financiamento das Redes. Será financiado um valor máximo de até cento e cinquenta mil pesos argentinos ($ 150.000) por Rede, por ano de execução. O mencionado financiamento poderá ser utilizado unicamente de acordo com as modalidades de apoio detalhadas no edital da convocação.

No Brasil, a entidade responsável pela convocação é a Secretaria da Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) – informações: grasielereisdorfer@mec.gov.br

Consulte o edital http://nemercosur.siu.edu.ar