Cria Lavras é destaque em rede nacional – ESPN mostra a trajetória do projeto e o desempenho da atleta Jennifer Nicole

Cria (ESPN)
“O ouro é de Ana Paula, a prata de Jennifer, e o abraço é do descobridor da rota do Caribe” – trecho da reportagem destacando a atuação do professor Fernando Oliveira

A cada dia o Centro Regional de Iniciação ao Atletismo – Cria Lavras, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a Prefeitura Municipal, ganha mais visibilidade com relação ao seu viés social e ainda ao desempenho dos atletas, que se sobressaem nas diversas competições. Nessa terça-feira (19/5), o projeto foi destaque em rede nacional, em uma matéria exibida na ESPN, no programa SportsCenter, nas duas edições.

A matéria enfatizou a iniciativa do treinador e professor Fernando Oliveira, que teve o interesse de procurar por atletas em Lavras e região. Crianças e adolescentes que apenas precisavam de um incentivo para iniciar a prática do atletismo.

Fernando de Oliveira é treinador de atletismo e começou um projeto de busca e pesquisa na Universidade Federal de Lavras para entender porque os atletas negros brasileiros não rendem tanto quanto os da região do Caribe. Durante essa busca ele encontrou Jennifer, uma saltadora negra que ganhou vários campeonatos de base e hoje busca espaço e respeito no atletismo profissional”.

Também foi apresentada toda a dimensão do projeto, que mantém atividades com 1580 crianças de todos os bairros de Lavras e mais oito cidades da região. Desde a sua criação, em 2008, mais de 20 mil crianças já tiveram a oportunidade de conhecer as noções básicas de atletismo. Além disso, em 2012, o Cria Lavras tornou-se Centro de Descoberta de Talentos da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A ESPN também mostrou a nova pista de atletismo da UFLA, que possibilitará maiores alcances dos atletas.

“Além de resultados, Fernando busca em seu projeto o respeito às crianças negras”.

Como exemplo de vitória do projeto, a matéria exibiu os resultados da atleta Jennifer Nicole, com a marca de 1,81m no salto em altura, classificada para o Pan-Americano. Além disso, na última semana, ela alcançou o título de vice-campeã no Trófeu Brasil, uma das competições mais importantes, com a participação dos maiores atletas do País. Com 1,64m de altura, Jennifer era a menor das doze concorrentes, mas obteve o salto em altura de 1,79m, perdendo apenas para a atleta Ana Paula, que já treinou na Itália.

Confira a reportagem na íntegra e compartilhe com seus amigos e familiares o orgulho de ser UFLA!

Pista nova para os atletas

Na pista de alto rendimento - atletas do Cria Lavras iniciam nova fase no atletismo  em Lavras
Na pista de alto rendimento – atletas do Cria Lavras iniciam nova fase no atletismo em Lavras

Na segunda-feira (18/5), aproximadamente 80 participantes do Cria Lavras já tiveram o prazer de treinar na nova pista de atletismo da UFLA. O treinador Fernando conta que, a princípio, as crianças estavam inibidas em entrar na pista. “Tive que chamá-las, mas logo foram se soltando. Perguntei a algumas o que estavam achando e me disseram estar deslumbradas. Começaram a perguntar se iam treinar sempre na pista, se poderiam voltar… Pareciam estar em outro mundo”, comenta Fernando.

O professor explica que ainda haverá uma inauguração oficial, quando finalizada toda a construção do Complexo Esportivo da UFLA, contudo, a pista já passa a ser utilizada nos treinamentos dos atletas.

A nova pista, com investimentos do Ministério do Esporte, é de alta tecnologia, com 400 metros e oito raias, sendo nove nas duas retas. Com toda essa estrutura, a UFLA poderá receber competições oficiais, inclusive de alto rendimento.

“Os atletas só viam pistas sintéticas nas competições, e agora, poder treinar em uma pista similar, foi um sonho de vários anos que se concretizou. Para mim, é a maior conquista de minha carreira esportiva, pois me reencontrei com o atletismo na UFLA e conseguimos em alguns anos uma credibilidade que não tem preço, em todas as esferas de governos e órgãos do esporte nacional. Estamos reescrevendo a história do esporte nesta Universidade”, conclui Fernando, emocionado com todo o crescimento nos últimos anos.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA