Campanha de vacinação contra a gripe segue até quinta-feira (21/5) – confira os locais

Teve início, na manhã dessa segunda-feira (18/5), a campanha de vacinação contra gripe, incluindo a H1N1, na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Uma iniciativa da Direção Executiva da UFLA, coordenada pelas Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec, por meio da Coordenadoria de Saúde) e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP).

A vacinação ocorrerá até quinta-feira (21/5) em vários setores e departamentos da Universidade, em diferentes horários, a fim de abranger toda a instituição, sendo disponibilizada aos servidores (efetivos e terceirizados), estagiários que prestam serviço para a área de saúde da UFLA e residentes do Hospital Veterinário.

A vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, afirma que é de extrema importância a campanha de vacinação na Universidade: “É uma proteção que tem duração de um ano; isso é essencial aos nossos servidores. Para este ano, temos a expectativa de atingir pelo menos 90% do público-alvo”.

A campanha ocorre na UFLA há três anos consecutivos. O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor João Almir Oliveira, relata que a maioria dos servidores da Universidade não atinge a faixa etária estabelecida pelo Governo para a vacinação gratuita. Por isso, é fundamental que aconteça uma campanha interna na instituição: “Os dados mostram que mais de 70% das pessoas que se vacinam não contraem a gripe naquele período. Lembrando que, neste ano, o inverno será mais rigoroso e úmido, sendo suscetível aos resfriados e gripes”, relata.

João Almir também comenta que, de acordo com o Ministério da Saúde, essa vacina é indicada para todos os servidores e prestadores de serviços que estão em contato direto no mesmo ambiente de trabalho e ou envolvidos com atendimento ao público.

O médico da UFLA Silvio Augusto Crosini Menicucci explica que o vírus da vacina é inativado. Por isso, não é preciso ter receios, sendo indicada para todas as pessoas, até mesmo crianças a partir dos seis meses de idade. Além disso, o médico ressalta que uma pessoa gripada pode contaminar várias outras apenas pelo simples contato direto, contudo, a doença pode ser prevenida pela vacina trivalente.

A assistente administrativa na UFLA Elena Favaro, servidora há 15 anos na instituição, comenta que a vacina realmente é necessária. “Desde que iniciaram as campanhas na UFLA passei a vacinar, e nunca mais tive resfriados ou gripes. Como nós estamos em contato direto com diversas pessoas, é muito importante vacinarmos”, comenta.

A Coordenadoria de Saúde solicita que as chefias de departamentos e setores auxiliem a campanha por meio da divulgação e da liberação dos servidores, inclusive os terceirizados, para que possam usufruir dessa campanha.

Mais informações: Coordenadoria de Saúde/Praec – 3829-1110 e 1112.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA

Veja os locais de vacinação na UFLA durante a semana

Período da manhã (8 horas às 11h30)
Dia 18/5 19/5 20/5 21/5