Pesquisador-visitante na UFLA – Ulf Schuchardt – é eleito para Academia Brasileira de Ciências

Professor Ulf Schuchardt é reconhecido pelas pesquisas pioneiras na área de biomassa e biodiesel e é homenageado pelo DQI

O Programa de Pós-Graduação em Agroquímica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) comemora o reconhecimento do professor Ulf Friedrich Schuchardt, eleito como membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Professor-visitante na Universidade, Ulf tomou posse no dia 5 de maio, durante a reunião magna, que contou com a presença dos professores da UFLA Mário César Guerreiro e Maria Lúcia Bianchi (DQI/UFLA).

De origem alemã, naturalizado brasileiro em 1980, Ulf Schuchardt é reconhecido pelas pesquisas pioneiras na área de biomassa e biodiesel, incluindo atividades no polo petroquímico de Camaçari, primeiro complexo petroquímico planejado do País. Veio para o Brasil a convite da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, sendo professor aposentado do Instituto de Química. Dentre inúmeros estudantes que orientou, estão os professores Mário Guerreiro e Maria Lúcia (doutorado/Unicamp).

Na UFLA, já participou de defesas de tese, cursos de curta duração, eventos e ministrou disciplina como professor-visitante. Desde o início de 2015, participa como membro do programa de Pós-Graduação em Agroquímica, ministrando a disciplina “Biomassa: Estrutura e Aproveitamento”. Uma experiência singular para os estudantes, que têm a oportunidade de aprender como inovar em produtos químicos a partir de biomassa, como alternativa ao uso do petróleo.

Professores destacam a importância da presença do professor Ulf no Programa de pós-graduação

É pesquisador-visitante no projeto “Biomassa vegetal como matéria prima para obtenção de produtos”, coordenado pela professora Maria das Graças Cardoso (DQI/UFLA), com o apoio da Fapemig.

No programa de pós-graduação, atua, principalmente, na linha de pesquisa “Química Ambiental”, com a utilização de resíduos agroindustriais na preparação de novos materiais, preparação de catalisadores para aplicações ambientais e produção de biocombustíveis.

Além do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica, participam desta disciplina estudantes do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Química de Minas Gerais (PMPG-Qui), iniciativa ligada à Rede Mineira de Química (RMQ) da qual a UFLA é uma das instituições nucleadoras.

Oportunidade de uma formação diferenciada

Felizes com o reconhecimento do professor Ulf Schuchardt, os professores Mário Guerreiro, Maria Lúcia e Maria das Graças reforçam a importância de tê-lo na equipe. Eles concordam que a troca de experiências e a participação de Ulf no programa contribuem para ampliar a visibilidade das pesquisas desenvolvidas na UFLA, favorecendo a formação de estudantes e a interação de professores em uma ampla rede de colaborações acadêmicas.

“O professor Ulf reforça a visibilidade do programa em nível nacional e internacional, ampliando as oportunidades de publicação em periódicos de referência”, destaca Mário Guerreiro. Ganha a UFLA, ganha o programa e, em especial, os estudantes, que têm a oportunidade de uma formação diferenciada.

academia-cienciasacademia-ciencias2

Professores da UFLA prestigiam cerimônia de posse.