Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita a UFLA para conhecer projetos estratégicos para o Estado

Comitiva da Sectes é recebida no Lemaf para apresentação de projetos

Nessa terça-feira (12/5), o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Miguel Corrêa, acompanhado dos subsecretários de Ensino Superior, Márcio Rosa Portes, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias de Oliveira, fizeram uma visita à Universidade Federal de Lavras (UFLA) para estreitar relações em projetos estratégicos para o Estado na área de inovação.

A comitiva foi recepcionada e acompanhada pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo; pela vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; além de assessores, pró-reitores e representantes do Parque Científico e Tecnológico de Lavras – Lavrastec.

A agenda de reuniões contou com a visita ao Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf), à Agência de Inovação do Café (InovaCafé) e ao Lavrastec. Durante as visitas, a comitiva demonstrou entusiasmo pelo potencial da Universidade na geração de novas tecnologias, produtos e negócios. “A UFLA é uma universidade de excelência. Nós temos que aproveitar muito bem as excelências já consolidadas no Estado e, em articulação com o Governo do estado, melhorar a qualidade dos investimentos, os resultados da economia e os ganhos para a população”, destacou o secretário.

O reitor da UFLA, professor Scolforo e o secretário Miguel Corrêa: interação à favor de projetos estratégicos para o Estado

O reitor aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio do Governo de Minas, por meio da Sectes, em diferentes ações de pesquisa e inovação da Universidade, incluindo a construção do Lavrastec, empreendimento que vai transformar a região, efetivamente, em um polo de tecnologia e inovação.

O professor Scolforo, juntamente com os professores José Márcio Faria e Fasto Weimar Júnior, o diretor de Tecnologia da Informação do Lemaf, Samuel Carvalho e o analista em geoprocessamento Gustavo Gontijo, apresentaram um ensaio sobre o Inventário do Café – projeto que prevê o levantamento de aspectos quantitativos e qualitativos do café, o que permitirá ao setor cafeeiro uma perspectiva global sobre a realidade da cafeicultura em Minas, amparando políticas públicas voltadas à competitividade. A equipe apresentou ainda resultados de outros projetos importantes, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), desenvolvido pela UFLA em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, além de ações de sustentabilidade desenvolvidas no câmpus da Universidade.

Construção da agenda de governo e execução

O secretário Miguel Corrêa visita a UFLA pela segunda vez. Na primeira oportunidade, estava acompanhado do então candidato ao Governo do Estado e hoje governador, Fernando Pimentel. O secretário destacou que a UFLA foi ouvida na construção do plano de governo e agora é revisitada no momento em que são iniciadas as ações para a sua execução.

Secretário e equipe visitam a Agência de Inovação do Café: setor de excelência na Universidade

O secretário destacou que a visita servirá para melhor compreender em que aspecto as áreas de excelência da Universidade poderão contribuir para o desenvolvimento e crescimento de Minas, em especial, das ações ligadas ao café. “Estamos costurando muitas parcerias e com certeza vamos associar a UFLA às nossas ações”, ressaltou Miguel Corrêa. Ele reforçou que o Polo de Excelência do Café, sediado na UFLA e uma das ações da Secretaria de Ciência e Tecnologia, é um dos que apresenta maior organização, eficiência e resultados para a população e para a economia do Estado.

O assessor de Inovação e Empreendedorismo e coordenador da InovaCafé, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior,  enfatizou a importância estratégica da Agência, ao abrigar diversas iniciativas voltadas ao desenvolvimento de inovações para o setor cafeeiro, por meio

O assessor de Inovação e Empreendedorismo e coordenador da InovaCafé, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior  enfatiza a importância estratégica da Agência
O assessor de Inovação e Empreendedorismo e coordenador da InovaCafé, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior enfatiza a importância estratégica da Agência. Foto: Amanda Castro

da interação entre competências institucionais em projetos colaborativos. Para Luiz Gonzaga “a apresentação da Agência foi bem direcionada. Acredito que será possível ampliar nossa parceria com a Secretaria, viabilizando a realização de mais projetos”.

Sobre o direcionamento da inovação amparado na hélice tríplice (universidade-empresas-governo), o secretário Miguel Corrêa foi enfático: “Essa não é uma visão de governo, é uma visão de sociedade. Os grandes resultados tem em sua origem esse eixo de atuação. Nós temos que aprofundar essa articulação e investir na construção de uma cultura de inovação”, considerou.

Texto e fotos: Cibele Aguiar e Amanda Castro – Assessoria de Comunicação da Inbatec/Nintec

Confira a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.