Programa de Intercâmbio Brasil-Colômbia recebe inscrições até o dia 12 de maio

INTERNACIONALIZACAO2Foram prorrogadas as inscrições para a seleção interna de alunos de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) – dos cursos de Administração, Administração Pública, Direito e Letras – que têm interesse em participar do Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil – Colômbia (Bracol). Os interessados deverão se inscrever até terça-feira (12/5).

Os estudantes do curso de Direito poderão participar da seleção, independentemente do percentual de carga horária concluída. Já nos demais cursos, é necessário que o aluno tenha integralizado pelo menos 50%, e no máximo 90%, da carga horária.

Todos os estudantes devem possuir coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 70. Também é necessário ter conhecimento intermediário de língua espanhola, conforme exigência das Universidades de destino.

Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição, e entregá-lo pessoalmente na Diretoria de Relações Internacionais (DRI) até o dia 12 de maio, portando os seguintes documentos: histórico escolar emitido pelo SIG; atestado de matrícula com percentual do curso (CRA) emitido pelo SIG; cópia da Carteira de Identidade e do CPF.

Por este edital serão selecionados três discentes de graduação, sendo um de Administração ou Administração Pública, um de Direito e um de Letras.

Os estudantes selecionados receberão da Instituição de destino moradia e alimentação, conforme Acordo Específico de Cooperação para o Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia (Bracol), firmado entre a Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN) e o Grupo Coimbra de Dirigentes de Universidades Brasileiras (GCUB).

Confira o Edital na íntegra.

Acesse o formulário de inscrição

Veja a retificação publicada nesta segunda-feira (11/5)

Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil – Colômbia (Bracol)

O programa, que se iniciou no ano passado, já conta com seis estudantes da UFLA em distintas universidades da Colômbia. Três colombianos estão na instituição brasileira. “Isso permite uma visão ampla de mundo para as pessoas que participam do Programa, assim como para as que têm contato de maneira indireta. Os colombianos presentes na UFLA têm interagido muito com os brasileiros, promovendo a cultura do seu país e, quando voltarem, eles também vão falar sobre o Brasil e da experiência acadêmica e pessoal que tiveram aqui”, comenta a coordenadora do Núcleo de Cultura Internacional, professora Tânia Regina Romero (DCH/UFLA).

De acordo com a professora, a seleção dos estudantes é muito cuidadosa. “Nós fazemos questão de mandar os nossos melhores alunos, preparados para uma viagem internacional, e recebemos também pessoas muito bem preparadas. Além disso, nós temos bastante contato com eles, fazendo um acompanhamento de como estão desenvolvendo suas atividades”, relata Tânia.

Os três colombianos que estão na UFLA passam por esse tipo de experiência pela primeira vez. Eles consideram como uma grande oportunidade de aprendizado. “Está sendo ótimo para meu crescimento, até mesmo porque na UFLA temos contato não só com os brasileiros, mas também com pessoas de outros países, como México, Costa Rica, Peru. É uma experiência muito gratificante”, comenta a colombiana Yaidith Buitrago Hernández, estudante de Administração.

A colombiana Valerie Quintero Bedoya, também estudante de Administração, relata que tem se sentido muito bem com a recepção da comunidade acadêmica da UFLA. “Desde o primeiro dia em que cheguei aqui, sinto-me como se estivesse em casa”, afirma Valerie.

Já o colombino Daniel Camilo Castaño Lopez, graduando no curso de Direito, ressalta a estrutura e a beleza do câmpus universitário. “Eu fiquei muito surpreso, porque achei muito organizado, verde e ecológico; é isso que eu gosto. Na Colômbia, a gente tem a paisagem, mas não a valorizamos como fazem os brasileiros”, conta Daniel.

Texto: Camila Caetano e Leonardo Assad – jornalistas, bolsistas ASCOM/UFLA