Ex-aluno e professores da UFLA publicam livro na área de inteligência computacional

livro-heitorQual o melhor sistema para apoiar à decisão no complexo mundo dos investimentos? Pensando neste desafio, o ex-aluno do Departamento de Ciências da Computação da Universidade Federal de Lavras (DCC/UFLA) Igor Ribeiro Lima e os professores Heitor Costa (DCC) e Sergio Martins (Departamento de Física/DFI) publicaram o livro “Sistemas inteligentes para tomada de decisões em mercado de capitais”.

O livro apresenta a modelagem e uma análise comparativa de sistemas computacionais inteligentes no apoio à tomada de decisão em mercado de capitais, utilizando duas técnicas de inteligência computacional: lógica fuzzy e redes neurais artificiais (RNAs). Essas modelagens ajudam a predizer o movimento do mercado de capitais e obter informações importantes para tomada de decisão por parte do investidor, possibilitando maior ganho em liquidez nas negociações.

De acordo com os autores, a capacidade da inteligência computacional em mapear sistemas complexos tem se tornado cada vez mais uma ferramenta atrativa, por ser aplicável em processos relacionados ao comportamento de ativos de mercados financeiros. Além disso, a utilização de técnicas de inteligência computacional é uma das estratégias para prever esse comportamento por usar sistemas não lineares, visto que este sofre influências de vários fatores políticos e econômicos.

Serviço

O livro é uma publicação de Novas Edições Acadêmicas e pode ser adquirido pelo site da editora ou nas principais livrarias do país.

Texto: Camila Caetano e Mônica de Faria – bolsistas ASCOM/UFLA