Cerca de 5 mil estudantes de ensino médio participaram do I UFLA de Portas Abertas – confira fotos



7 de Maio de 2015, 2:32 pm , com 7.111 visualizações

IMG_9153Nas salas de aula, nos laboratórios e nos jardins do câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a quarta-feira (6/5) foi de interação. Cerca de cinco mil alunos de ensino médio, ligados a quase cem escolas de Lavras e região, estiveram em contato com professores e estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade. Todos participaram do I UFLA de Portas Abertas, evento que teve o objetivo de apresentar a instituição e seus cursos a quem se prepara para escolher uma profissão.

Escolas públicas e privadas, de 50 municípios, envolveram-se na programação. Para o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFLA, professor José Roberto Pereira, o evento marca, com sucesso, o início de uma série de outros que ainda serão organizados. “Tivemos efetivamente uma interação dialógica entre a Universidade e a sociedade. Foi empolgante ver os jovens passeando pelo câmpus, assistindo a palestras e sonhando com seu futuro”, avaliou.

O reitor da Universidade, professor José Roberto Soares Scolforo, avaliou as atividades com entusiasmo e agradeceu o empenho de toda a equipe envolvida. “Com um esforço conjunto, foi possível, ao mesmo tempo, divulgar a instituição e promover a inclusão. Foi mais um momento pelo qual a Universidade abriu-se à sociedade, com a missão de oferecer aos jovens orientação e boas expectativas”.

Os benefícios das atividades não ficaram restritos apenas aos visitantes. O estudante de Direito Samuel Furtado, integrante da Jurídica Jr., participou durante todo o dia da recepção às escolas e diz que o empenho foi compensador. “Vi muitos alunos saindo daqui decididos quanto à escolha profissional. É gratificante para nós contribuir para que eles façam uma escolha mais consciente, mais amparada por informações”.ufla-portas-abertas2

Como coordenadora em exercício do curso de Matemática, a professora do Departamento de Ciências Exatas (DEX) Rosana Maria Mendes recebeu com satisfação os visitantes que passaram pelo Departamento. “Estamos muito felizes porque os alunos estão procurando conhecer as licenciaturas. A sala chegou a ficar lotada em momentos de pico. Muitos querem ser professores e saíram encantados com o que encontraram aqui”, relatou.

Como membro da organização do UFLA de Portas Abertas, o professor Lucas Amaral de Melo, do Departamento de Ciências Florestais (DCF), acompanhou a chegada dos ônibus na Avenida Norte e o desembarque dos alunos, auxiliando no repasse inicial de orientações aos grupos. Ele diz que até às 9h, já eram 44 ônibus estacionados. “Alguns grupos surpreenderam-se ao saber que a UFLA tem uma comunidade de 14 mil pessoas, número maior que o número de habitantes de seus municípios”, conta. “Agora, nosso objetivo é fazer a avaliação formal do evento, verificar junto às escolas os pontos que exigem melhorias e aperfeiçoar a iniciativa”.ufla-portas-abertas3

A programação da mostra envolveu visitas aos Departamentos e setores, experiências em laboratórios, palestras, atrações culturais e de entretenimento, além de propiciar aos jovens um dia de vivência no ambiente universitário. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) esteve à frente da organização, com o suporte das entidades de extensão e de representantes de toda a comunidade acadêmica.

Atenção à acessibilidade

O I UFLA de Portas Abertas recebeu também outros visitantes – os alunos do 4º ano do Colégio Tiradentes, entre os quais havia uma criança surda e outra cadeirante. Das 14h às 15h, no auditório da Inova Café, a professora de Libras Érica Tavares fez para eles uma apresentação sobre os cursos da UFLA e realizou brincadeiras, com músicas e expressões corporais. Em seguida, eles participaram de uma visita guiada ao Museu de História Natural (MHN).

Com a intermediação da intérprete de libras do Colégio Tiradentes, Aline Gabriela da Silva Reis, a aluna do 4º ano Raíssa Honorato Medeiros Silva disse ter gostado das palestras e atividades pelas quais passou na UFLA, elogiando também a beleza da instituição. Para a professora que acompanhava o grupo, Jasmine de Souza Carvalho, a visita valeu a pena. “É importante para o projeto de inclusão de Libras no ensino e inclusão de alunos surdos”. Estudantes de ensino médio que tinham interesse pelo curso de Pedagogia acompanharam parte da programção com os estudantes do Colégio Tiradentes, e tiveram a oportunidade de contato com a Língua Brasileira de Sinais.

 

A turma de 30 alunos de uma escola de Ilicínea, participou das atividades até o início da noite. A professora de Química Cláudia Aparecida Nunes, que acompanhava o grupo, adiantou um parecer positivo sobre a iniciativa. “Percebi que a turma gostou muito da visitia. Alguns chegaram aqui pensando em determinados cursos e agora podem refletir se é mesmo o que querem.”

A turma de 30 alunos de uma escola de Ilicínea, participou das atividades até o início da noite. A professora de Química Cláudia Aparecida Nunes, que acompanhava o grupo, adiantou um parecer positivo sobre a iniciativa. “Percebi que a turma gostou muito da visitia. Alguns chegaram aqui pensando em determinados cursos e agora podem refletir se é mesmo o que querem.”

Depoimentos dos visitantes atestam a aprovação da mostra:

“Mesmo estando ainda no segundo ano, acho interessante já procurar eventos assim para decidir qual curso escolher.” Lucas Enes, 16 anos, 2º ano, de Cristais.

“A experiência no Portas Abertas foi ótima para mim. Tinha um pouco de dúvidas entre Zootecnia e Medicina Veterinária, mas agora já estou decidida.” Carolina Oliveira, 16 anos, 3º ano, de Lavras.

“Ainda tenho um pouco de dúvidas, por isso decidi vir, para esclarecer melhor sobre o que quero.” Marcelo Souza Costa, 16 anos, 2º ano, de Cristais.

“Pretendo fazer engenharia civil e a UFLA é uma das minhas opções, pois é uma ótima instituição”. Lucas Khayn Neves Rosa, 16 anos, 2º ano, de Cristais.

Parte da equipe organizadora do evento. "Que essa abertura da Universidade possa ter cumprido o objetivo de ser uma experiência marcante, em especial para estudantes do ensino médio que estão tomando decisões que vão moldar o seu futuro, mas também para nós, professores, alunos e técnicos. Que isso sirva de aprendizado para novas experiências de extensão universitária de impacto (interno e externo)". Professor Dany Flávio Tonelli, coordenador de Desenvolvimento Tecnológico e Social da Proec.

Parte da equipe organizadora do evento. “Que essa abertura da Universidade possa ter cumprido o objetivo de ser uma experiência marcante, em especial para estudantes do ensino médio que estão tomando decisões que vão moldar o seu futuro, mas também para nós, professores, alunos e técnicos. Que isso sirva de aprendizado para novas experiências de extensão universitária de impacto (interno e externo)”. Professor Dany Flávio Tonelli, coordenador de Desenvolvimento Tecnológico e Social da Proec.

“Eu tinha muitas dúvidas sobre qual curso fazer, porém, após vir ao Portas Abertas da UFLA fiquei encantada com a engenharia civil,

com tudo que nos foi apresentado.

Agora, tenho certeza do que pretendo fazer.” Marcela de Souza, 17 anos, 3º ano, de Lavras.

“Nesses eventos temos a oportunidade de tirar todas as dúvidas com relação as nossas escolhas”. Lucas Neves Pereira, 16 anos, 2º ano, de Cristais.

“Minha intenção é vir para a UFLA e uma das minhas escolhas é o curso de engenharia civil”. Luis Marcos dos Reis, 16 anos, 2º ano, de Cristais.

 “Fiquei encantada com a infraestrutura que a UFLA já está oferecendo no curso de Medicina. Tudo me deixou com mais certeza do curso que pretendo fazer.” Maria Clara dos Anjos, 17 anos, 3º ano, de Passa Tempo.

Texto produzido em colaboração com Camila Caetano e Leonardo Assad, jornalistas e bolsistas Ascom/UFLA.

Confira as galerias de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.

Fotos Mateus Lima

Fotos Ana Eliza Alvim (com colaborações dos cursos de Matemática e Medicina)

Fotos Camila Caetano

Fotos Cibele Aguiar

Fotos Leonardo Assad

Fotos Marcelo Goulart

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

Maio 2015
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivo