Gregory Glenn (USDA) faz palestra de abertura no Simpósio Internacional em Materiais e Biossistemas

Pesquisador Gregory Glenn (USDA/Albany) realiza palestra de abertura

Nessa terça-feira (28/4), estudantes e pesquisadores que trabalham com a temática biomateriais, materiais lignocelulósicos, compósitos e nanocompósitos, nanobiotecnologia, biopolímeros, embalagens inteligentes, filmes comestíveis e nanoprodutos alimentícios participaram da programação do Simpósio Internacional em Materiais e Biossistemas 2015. O evento, realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), segue nesta quarta-feira 29/4, com a apresentação de palestrantes renomados, nacionais e internacionais.

A palestra de abertura foi ministrada pelo pesquisador Gregory Glenn da Western Regional Research Center (USDA/Albany). Ele compartilhou suas experiências com embalagens comestíveis e embalagens inteligentes a partir de commodities agrícolas e fibras vegetais. O pesquisador tem 17 patentes em seu nome e é reconhecido pelo enfoque em transferência de tecnologias, além de parcerias com mais de 60 organizações públicas e privadas. A colega de trabalho, a pesquisadora Tara McHugh (USDA/Albany) fez sua apresentação na manhã desta quinta-feira (29/4).

Abertura do Simpósio Internacional: oportunidade para novas parcerias e prospecção de linhas de pesquisa

O Simpósio é uma ação do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Biomateriais e tem o apoio dos estudantes do Núcleo de Estudos em Painéis de Madeira (Nepam).

Abertura Oficial

A solenidade de abertura contou com a presença do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, que destacou a importância dessa interação como excelente oportunidade para a prospecção de novas linhas de pesquisa e o estabelecimento de novas parcerias. No contexto de novos materiais, Scolforo enfatizou o esforço da Universidade, nos últimos anos, para a geração de tecnologias em diferentes áreas do conhecimento. “É difícil a sociedade perceber a tecnologia gerada na universidade, pois não conseguimos estampar a marca UFLA em novas variedades de grãos ou em painéis de madeira, por exemplo”, reforçou.

Em seu pronunciamento, o coordenador do curso de Pós-Graduação e do evento, professor Lourival Marin Mendes, destacou que os temas abordados foram criteriosamente escolhidos para propiciar aos participantes a atualização em áreas estratégicas, com a oportunidade de trocar experiências e ampliar a rede de parcerias acadêmicas. Ele lembrou que o evento foi criado para reforçar a comunicação do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Biomateriais com a comunidade acadêmica e com a sociedade.

Programação

Na programação do evento, palestras em diferentes áreas do conhecimento, entre elas: Maria Alice Martins (Embrapa Instrumentação Agropecuária) Moisés Frias (Instituto de Ciencias de la Construcción Eduardo Torroja/Espanha), Holmer Savastano Jr. (FZEA/USP), Fábio Akira Mori (Ciências Florestais/UFLA),  Rafael Farinassi Mendes – Engenharia de Materiais/UFLA, Luiz Henrique Mattoso (Embrapa Instrumentação Agropecuária), José Manoel Marconcini (Embrapa Instrumentação Agropecuária), Diego Alvarenga Botrel (Engenharia de Alimentos/UFLA), Pedro Fardin (Abo Academy University/Finlândia) e Lina Bufalino (Departamento de Engenharia Florestal – Universidade Estadual do Amapá).

Nesta quinta-feira, às 14 horas, haverá a palestra da pesquisadora Elvira Fortunato, do Departamento de Ciência dos Materiais da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, uma das coordenadoras do grupo de pesquisa Cenimat/I3N, responsável pela descoberta do transistor de papel. A pesquisadora é mundialmente reconhecida por trabalhos na área de papeis inteligentes, biossensores e materiais semicondutores. Elvira Fortunato é pesquisadora e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Biomateriais da UFLA.