Encontro abrangeu integrantes do Movimento de Intercâmbio de Adolescentes de Lavras e do BIC Júnior

mial-bicjrPromover a articulação entre os bolsistas do Programa BIC Júnior e do Movimento de Intercâmbio de Adolescentes de Lavras (Mial) foi o objetivo de um encontro ocorrido ontem (9), no Anfiteatro Magno Antonio Patto Ramalho (Departamento de Biologia da UFLA). No encontro, integrantes do Mial e ex-integrantes do BIC Júnior falaram sobre as experiências do Movimento, fundamentado no exercício da cidadania e participação social. Os cerca de 100 bolsistas BIC Júnior presentes foram convidados a participarem do Mial.

Os seguintes integrantes deram depoimentos: Silmara Aparecida dos Santos, professora da escola Dora Matarazzo, formada em Letras na UFLA; Leonardo Azevedo, mestrando em Ciências Sociais na UFJF; e Reynaldo de Azevedo, facilitador regional da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores (Renajoc).

mial-bicjr1 cópiaO Mial foi criado em 2001, a fim de: estimular a participação social e a cidadania; ampliar a imagem das e dos jovens e adolescentes na sociedade; e constituir-se como espaço para a construção de políticas públicas (especialmente no âmbito da educação) por eles. Para isso, o Movimento desenvolve oficinas e debates regionais, além de articular ações de comunicação social, como a confecção da Revista Viração, editada exclusivamente por jovens. Em Lavras, o Mial realiza as ações da Renajoc.

Na UFLA, o projeto de extensão intitulado: “O Movimento de Intercâmbio de Adolescentes de Lavras (Mial): possibilidades para a construção da participação social” tem a coordenação da professora Cláudia Maria Ribeiro (Departamento de Educação – DED).