MEC lançou edital de apoio a programas e projetos de extensão – Proec recebe propostas

SONY DSCO Programa de Extensão Universitária (Proext 2016), que apoia programas e projetos de extensão de instituições públicas de ensino superior, foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) nessa semana. Os coordenadores de projetos, da UFLA, poderão submeter propostas que contemplem a formação dos estudantes e a inclusão social de maneira conjunta.

As propostas deverão ser cadastradas, pelos coordenadores dos programas e projetos, e enviadas para a avaliação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), por meio do sistema sisproext.mec.gov.br, a partir de 27/3. Elas serão analisadas pela Proec, que fará uma seleção interna das propostas a serem encaminhadas ao MEC.

Cada Instituição de Ensino Superior (IES) poderá submeter até dois projetos e dois programas de extensão por linha temática, com a exceção de Desenvolvimento Rural, que poderá conter até três projetos, sendo um exclusivamente para Estágios Interdisciplinares de Vivência (EIV). Há 20 linhas temáticas contempladas neste edital.

As propostas aprovadas serão transmitidas ao MEC até 30 de abril; por isso, a Proec solicita que os coordenadores submetam suas propostas com antecedência (até 22 de abril), para que a análise ocorra sem transtornos.

As IES poderão concorrer ao financiamento de até R$ 100 mil por projeto e de até R$ 300 mil por programa. Esses recursos deverão ser destinados ao pagamento de bolsas aos alunos de graduação, materiais de consumo, diárias e passagens, conforme normas estabelecidas no edital.

Os programas de extensão aprovados poderão ter sua vigência estabelecida até 31/12/2017, sendo que terão duração mínima de 18 meses. Já os projetos de extensão contemplados com recursos poderão ter sua vigência estabelecida até 31/12/2016.

Linhas temáticas

As 20 linhas temáticas do edital Proext 2016 são: Educação; Cultura e Arte; Pesca e Aquicultura; Promoção da Saúde; Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Rural; Redução das Desigualdades Sociais e Combate à Extrema Pobreza; Geração de Trabalho e Renda por meio do Apoio e Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários; Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro; Direitos Humanos; Promoção da Igualdade Racial; Mulheres e Relações de Gênero; Esporte e Lazer; Comunicação; Desenvolvimento Regional: Inclusão Produtiva, Defesa Civil e Acesso à Água; Justiça e Direito do Indivíduo Privado de Liberdade; Ciência, Tecnologia e Inovação para a Inclusão Social; Meio Ambiente e Recursos Naturais; Relação entre o Estado e a Sociedade, Promoção da Participação Social e Políticas para a Juventude e Modernização da Gestão Pública.

• Lançamento do Edital – 16/3/2015
  • Credenciamento das IES no sistema – de 27/3/2015 a 28/4/2014
  • Aprovação pelas Pró-Reitorias de Extensão e encaminhamento ao MEC das propostas – Até
  • 30/4/2015
  • Avaliação ad hoc das propostas – De 4/5/2015 a 22/5/2015
  • Avaliação pelo Comitê Técnico Multidisciplinar (CTM) – De 25/5/2015 a 29/5/2015
  • Divulgação da classificação provisória no site do MEC – Até 9/6/2014
  • Interposição de recursos – De 10/6/2015 a 13/6/2014
  • Avaliação dos recursos pelo CTM – De 15/6/2015 a 26/6/2015
  • Divulgação da classificação final – Até 6/7/2015

Acesse aqui o Edital ProExt 2016.

Outras informações podem ser obtidas na Proec: www.proec.ufla.br.