Tecnologia desenvolvida na UFLA aumenta a produtividade do feijão

joao-boscoEstá sendo realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA) uma pesquisa cujo objetivo é aumentar a produtividade do feijão carioca por meio da criação de resistência do feijoeiro ao Mofo Branco (Sclerotinia Sclerotiorum). A tecnologia está sendo desenvolvida no Departamento de Biologia (DBI) pelo professor João Bosco dos Santos, doutor em Genética e Melhoramento de Plantas com pós-doutorado em marcadores de DNA.

O feijão é um alimento básico dos brasileiros, sendo produzido durante todo o ano e comercializado por todo o território nacional. É uma das principais e mais acessíveis fontes de minerais, aminoácidos e fibras, estando presente, diariamente, na dieta da população. Por isso, é utilizado como alimento fundamental em programas de combate à fome e desnutrição.

A tecnologia em desenvolvimento prevê o seu melhoramento, tornando-o resistente ao Mofo Branco, que é a doença mais destrutiva do feijoeiro em áreas irrigadas no Brasil. O plantio adensado da cultura favorece a incidência da doença, devido à barreira que as folhas fazem à entrada de luz solar, e por dificultar a aeração das plantas. A doença faz com que as plantas murchem, apodreçam e morram.

As cultivares que estão no mercado são suscetíveis à doença. Nesse sentido, a pesquisa visa aumentar a produtividade do feijão, permitindo a utilização das novas cultivares em áreas já contaminadas com o patógeno, além de reduzir o custo de produção. A expectativa é que a pesquisa auxilie no aumento da produtividade do feijão e na redução de fungicidas para o controle da doença, além da inclusão de novas áreas já contaminadas no processo produtivo.

No caso do melhoramento de feijão na UFLA, há um acordo que envolve a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Arroz e Feijão), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Todas as cultivares obtidas são registradas e lançadas no mercado em nome desse grupo.

—–

inovacao-empreendedorismoFique por dentro das tecnologias que estão sendo desenvolvidas na UFLA, acompanhando a série de matérias no site. Este é um dos projetos da Assessoria de Inovação e Empreendedorismo da Universidade.

Os professores/pesquisadores que ainda não participaram devem entrar em contato pelo e-mail comunicacao@inbatec.ufla.br.

Amanda Castro – Jornalista da Assessoria de Inovação e Empreendedorismo