Proec e entidades de extensão receberam profissionais de educação de 4 municípios nesta terça (31/3)

reuniao-escolas-ufla-portas-abertasNa tarde da última terça-feira (31/3), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), integrantes da Alfa Pvblica Jr. e dos Engenheiros Sem Fronteiras (ESF – Núcelo Lavras) receberam na Universidade Federal de Lavras (UFLA) profissionais da área educação de quatro municípios – Carrancas, Itutinga, Lavras e Nepomuceno.  A reunião teve o objetivo de apresentar ao grupo a primeira edição do evento “UFLA de Portas Abertas”, organizado para tornar acessíveis informações sobre os cursos de graduação da Universidade aos estudantes das escolas da região.

Pela proposta, no dia 6/5 a Universidade terá um dia letivo especial, em que a comunidade acadêmica estará organizada para receber grupos de alunos do ensino médio com visitas guiadas, palestras, demonstrações e apresentações culturais, de maneira que possam conhecer os cursos e obter informações que os auxiliem no momento da escolha profissional. Diretores de escolas e secretários municipais de educação presentes na reunião realizada na UFLA aprovaram a iniciativa. Eles foram incentivados a divulgar a ação em seus municípios e articular parcerias para que os alunos possam vir à Universidade participar das atividades.

A diretora da Escola Estadual Jaime Ferreira Leite (em Itutinga), Antonela de Carvalho, atribui potencial motivador ao projeto. “Para a maioria de nossos alunos, a graduação é uma realidade distante. A vinda deles poderá quebrar a barreira e fazê-los acreditar na possibilidade de se formarem aqui. Acredito que será uma motivação para busquem novas conquistas”, avaliou.

Para a secretária de educação de Carrancas, Giovana Maria de Souza Teixeira, o projeto justifica todos os esforços. “Vamos fazer o possível e o impossível para viabilizar essa visita para os alunos. Esse contato dará mais perspectivas a eles e contribuirá para que formulem seus próprios objetivos de vida. É a educação que vai formar e transformar esse país”, enfatizou.

Desde maio de 2014, o evento vem sendo planejado pela Proec com a participação de representantes das diferentes entidades que compõem a comunidade acadêmica.  A intenção é mobilizar escolas localizadas nas regiões de abrangência das superintendências regionais de ensino de Varginha, Campo Belo e São João Del Rei.

Escolas e municípios interessados podem solicitar outras informações sobre o evento pelo e-mail codets@proec.ufla.br.