UFLA no Projeto Rondon: certificados da Operação Mandacaru foram entregues na segunda (30/3)

image021Na tarde dessa segunda-feira (30/4), estudantes e professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que atuaram na última operação do Projeto Rondon receberam seus certificados. No Salão dos Conselhos (Prédio da Reitoria), eles se reuniram com a equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e com os integrantes do grupo que participará da próxima operação do Projeto.

De 18/1 a 31/1, oito estudantes da UFLA, coordenados pelos professores Ângelo Constâncio Rodrigues (Departamento de Educação – DED) e Antônio Carlos Ferraz Filho (Departamento de Ciências Florestais – DCF), participaram da Operação Mandacaru, em Ibaretama/Ceará. Em julho de 2015 será a vez de outros oito estudantes, acompanhados dos professores Warley Augusto Caldas Carvalho (DCF) e Mariana Esteves Mansanares (Departamento de Biologia – DBI), partirem para a Operação Itacaiúnias, em Ananás/Tocantins. O encontro entre os dois grupos, durante a entrega dos certificados, foi uma oportunidade para o repasse de experiências e conhecimentos.

Para a coordenadora de Programas e Projetos da Proec e pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, Débora Cristina de Carvalho, a UFLA vem recuperando sua relação histórica com o projeto Rondon, a partir da atuação dos últimos grupos. “Depois de um tempo em que a Universidade deixou de participar, esse foi o terceiro grupo a representar a instituição. O objetivo é ampliar ainda mais essa participação, inclusive com a meta de aprovação de propostas de trabalho em outras áreas de atuação”, disse.  Ela parabenizou a equipe, comentando o fato de a Universidade ter sido muito bem avaliada nas operações. “O feedback tem sido muito bom”.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, José Roberto Pereira, também presente no encontro, expressou satisfação com os resultados que vêm sendo alcançados pelas equipes e reconheceu a responsabilidade de cada uma delas. “É um projeto pelo qual se leva o nome da instituição e sua imagem, o que atribui grande importância a quem está à frente das atividades”. O professor ressaltou o potencial que tem a extensão de fazer com que a Universidade se torne conhecida e que o estudante adquira experiências singulares e enriquecedoras para sua formação humana e profissional. “Eu diria que o Projeto Rondon é um ‘Brasil sem Fronteiras’”, comparou.

Durante o encontro, o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, passou pelo local para parabenizar professores e estudantes e receber o certificado da UFLA pela participação no projeto. Ele realçou os efeitos que o projeto terá sobre a formação dos alunos. “Vocês abriram mão de outras atividades para se empenharem no exercício da cidadania, tiveram vivências que certamente vão projetar reflexos em suas atitudes durante toda a vida e, mais que isso, deram sua contribuição num projeto que busca o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

Entre as recomendações deixadas pelos professores que participaram da última operação, está a necessidade de se fazer o máximo aproveitamento da viagem precursora, com a articulação de contatos e parcerias com os grupos de outras instituições que estarão no mesmo local. Como resumo das histórias e relatos do grupo que concluiu sua missão, fica a frase do professor Ângelo: “Não se volta de um projeto desses do mesmo jeito. Algumas coisas em nós se transformam. Eu hoje não olho para a chuva, por exemplo, da mesma forma que antes”, enfatizou.

A estudante do 10º período de Engenharia Florestal Fabíola Magalhães Mendes diz que as experiências vividas só fazem bem ao grupo. “Somente ao adentrarmos na realidade dessas comunidades é que adquirimos uma consciência real sobre suas dificuldades. A mãe deixa de comer para dar alimento aos filhos – o que é mostrado pelos meios de comunicação ocorre lá de maneira bem mais intensa”, comentou. Ela também aponta a convivência em grupo como um ponto positivo da experiência.  “Você aprende a trabalhar com pessoas muitos diferentes, e aprende a ter com elas uma relação de amizade, de irmandade”, resume.

O Projeto Rondon é uma iniciativa do Ministério da Defesa, direcionada a comunidades carentes do Brasil, com o objetivo promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar dos cidadãos.