Programa Jovens Talentos para a Ciência abre inscrições de projetos em 19 de março

jovens-talentosA Pró-Reitoria de Pesquisa da UFLA (PRP) convida docentes e técnicos administrativos, que irão orientar os estudantes da UFLA aprovados no Programa Jovens Talentos para a Ciência (JT), para apresentarem propostas de participação neste Programa. As inscrições estão abertas de 19/3 a 17/4/2015 (às 16 horas). Na proposta de iniciação científica, os estudantes bolsistas deverão ser vinculados a um dos projetos de pesquisa, na proposta de iniciação científica. Os bolsistas têm a responsabilidade de contatar pesquisadores na Instituição, a fim de identificar aqueles que tenham interesse em orientá-los.

As propostas devem ser submetidas pelo orientador – professor ou técnico-administrativo – por meio do sistema eletrônico Sigaa (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), em arquivos de até 3Mb. O sistema aceita arquivos nos formatos : .pdf; .doc; .jpg; .jpeg; .png; .xls e .docx.

O plano de trabalho deve ser vinculado a projeto de pesquisa registrado no Sigaa; por isso, é recomendável que seja submetido com antecedência, já que o registro dos projetos depende da aprovação do chefe de departamento.

Além da proposta, dependendo do caso, o projeto precisará obter aprovação da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) e/ou do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Coep). Também é preciso entregar o Termo de Compromisso, assinado pelo bolsista e pelo orientador, na PRP.

Cada servidor docente ou técnico-administrativo poderá solicitar até três bolsistas – estudantes que foram aprovados no processo seletivo promovido pela Capes para participação no JT em 2015. As bolsas têm vigência de 12 meses, de março de 2015 a fevereiro de 2016. Os projetos serão classificados de acordo com o mérito e relevância acadêmica.

O objetivo do programa JT é conceder bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação aprovados no processo seletivo promovido pela Capes. O programa visa motivá-los a investir no aprendizado e a desenvolver um padrão de excelência acadêmico e profissional desde o início da graduação. Os estudantes deverão desenvolver projetos relacionados à área do seu curso de graduação.

O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 27 de abril de 2015 e estará disponível no site da PRP.

Edital PRP/UFLA 2015 – Programa JT

Termo de Compromisso