Fórum discute desafios da universidade pública brasileira

conselho-nacional-educacaoO Conselho Nacional de Educação (CNE) sedia de 11 a 13 de março, o 5º Fórum Nacional de Educação Superior do CNE – Desafios e Perspectivas da Universidade Pública Brasileira no Marco do PNE, em Brasília. Representando a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o assessor para o Desenvolvimento Acadêmico, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior, participa do encontro.

O objetivo é ampliar o debate acerca da influência das políticas de educação superior no desenvolvimento econômico e nas demais políticas públicas, como saúde, infraestrutura, segurança e direitos humanos. Busca ainda identificar limites e estabelecer as transformações necessárias para ampliar a participação da universidade pública nas vocações econômicas de cada região, além de identificar políticas e ações que estimulem a inovação tecnológica nas empresas, no fortalecimento de políticas sociais e na ampliação do espaço público destinado à cultura e ao conhecimento como fatores básicos de inserção social e na cidadania.

O Fórum da Educação Superior foca na atuação da universidade pública na produção do conhecimento, da formação e da pesquisa no atual estágio de desenvolvimento e desafios de crescimento econômico. Serão abordados questões de gestão e governança das universidades, o processo de autoavaliação, a atualidade e amplitude dos currículos e as áreas de pesquisa.

O evento conta com a presença de pesquisadores, empresários e especialistas em políticas públicas, além dos conselheiros do CNE, dirigentes públicos e especialistas.

Com sugestão do jornalista Leonardo Assad, bolsistas ASCOM/UFLA