Espaço de Pesquisa Virtual da Biblioteca recebe sistema informatizado e novos computadores

Novos computadores para os usuários da Biblioteca Universitária

Com a finalidade de otimizar o tempo do estudante, a Biblioteca Universitária da UFLA inovou todo o sistema do Espaço de Pesquisa Virtual. Desde o dia 2 de março, início do ano letivo, o acesso aos computadores passou a ser informatizado.

Antes os estudantes precisavam preencher, juntamente com o servidor responsável pelo Espaço de Pesquisa Virtual, um formulário de utilização de computadores para que o acesso fosse liberado. Com essa mudança, basta que o estudante ligue o computador e faça o login com os dados solicitados: usuário (a matrícula do aluno) e senha (a mesma utilizada para fazer empréstimo de livros).

Facilidades para o estudante, agilidade no processo

Já o servidor responsável pelo Espaço de Pesquisa Virtual terá controle de todos os computadores da área de estudo, podendo informar aos estudantes quais estão disponíveis naquele momento.

Além disso, a UFLA disponibiliza novos computadores e os defasados foram substituídos. Hoje, o Espaço de Pesquisa Virtual da Biblioteca Universitária conta com 78 computadores.

Biblioteca Informatizada

Com cerca de 300 mil exemplares, entre livros, dissertações, teses e outras publicações, a Biblioteca Universitária oferece desde julho de 2014 o serviço de autoemprétimo e autodevolução. Graças ao sistema de identificação do acervo, por meio de Radiofrequência (Radio Frequency Identification – RFID), o usuário tem autonomia para processar o empréstimo e a devolução dos exemplares, com mais agilidade e segurança do acervo. O sistema funciona com o uso de um equipamento com dispositivo de radiofrequência para a leitura dos microchips instalados em todo o acervo. O projeto “Sistema de Radiofrequência – RFID: segurança, identificação e gerenciamento do acervo da Biblioteca Universitária da UFLA” tem como objetivo melhorar os serviços prestados, dar mais agilidade ao processo de empréstimo e permitir um melhor monitoramento do acervo.

Como fazer o cadastro para acesso à Biblioteca?

Para os calouros 2015/1 garantirem o Cartão de Identificação Única, necessário para o acesso e empréstimos na Biblioteca Universitária, ele terá que participar de um treinamento. O Programa de Capacitação de Novos Usuários (PCNU) consiste em uma capacitação sobre o uso do acervo e ainda informações referentes às normas de utilização e conduta no espaço físico da Biblioteca.

Esse treinamento é condição indispensável para que o estudante de graduação realize a habilitação do seu cadastro como usuário da Biblioteca Universitária. A capacitação é ofertada nas modalidades presencial ou virtual. Esta escolha deve ser feita por meio do link: http://www.biblioteca.ufla.br/inscricoes/

Para acessar o PCNU, o estudante deverá fornecer o número de matrícula como login e o CPF como senha. As capacitações do PCNU, na modalidade presencial, serão ofertadas na sala de cursos, nº 46, da Biblioteca Universitária nas seguintes datas:

16/03/2015 – segunda-feira – 18 horas

17/03/2015 – terça-feira – 12 horas