DEN recebe professor da Kansas State University (EUA)

professor-kansas-den-1
Professor Michaud em palestra proferida no DEN.

O Departamento de Entomologia da Universidade Federal de Lavras (DEN/UFLA) recebe nesta semana a visita do professor e pesquisador da Kansas State University (Hays, Estados Unidos), J.P. Michaud. Ele permanece na instituição até 13/2.

Um dos principais objetivos da visita do professor Michaud é a interação com o corpo docente do DEN, com o propósito de discutir as possibilidades de intercâmbio de estudantes e professores. Ele também participou das bancas de defesa de doutorado dos estudantes Valéria Fonseca Moscardini e Pablo da Costa Gontijo, do Programa de Pós-Graduação de Entomologia. Esses estudantes realizaram suas pesquisas com bolsas Sanduiche financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sob a coordenação do pesquisador da Universidade do Estado do Kansas.

Professores e estudantes do DEN também tiveram a oportunidade de participar de duas palestras proferidas por Michaud, a primeira na terça-feira (10/2) e a segunda na quarta-feira (11/2). Ele falou sobre os avanços no manejo de pragas no estado do Kansas. No primeiro dia o tema foi “Sunflower Pest Management on the High Plains: Challenges to the IPM Paradigm”, seguido de “Pests of Sorghum on the High Plains with a Retrospective on Greenbugs” no segundo dia.

professor-kansas-den-2
Cerca de 20 participantes estavam presentes na palestra proferida em 11/2.

A organização das palestras teve a participação do Núcleo de Estudos em Entomologia (Neento). Quem acompanha o professor Michaud na instituição é o professor do DEN Geraldo Andrade Carvalho.

Visitando pela primeira vez a UFLA, embora tenha estado antes no Brasil, Michaud relata boa impressão da Universidade e do Departamento. Ele comentou que foi muito bem recebido pelos professores e estudantes de pós-graduação do DEN e gostou da estrutura física da instituição. Também mencionou a importância do suporte financeiro (bolsa) que permite aos estudantes brasileiros a realização de intercâmbios, o que não é comum nos Estados Unidos.