UFLA participa do Projeto Rondon no Ceará – confira as experiências e fotos

Equipe da UFLA em atividade na operação Mandacaru - vivência e solidariedade
Equipe da UFLA em atividade na operação Mandacaru – vivência e solidariedade

No período de férias, oito graduandos e dois docentes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) passaram por uma experiência memorável. Eles participaram da Operação Mandacaru, do Projeto Rondon, que nesta edição foi realizado no município no Estado do Ceará. A equipe da UFLA foi coordenada pelo professor Ângelo Constâncio Rodrigues (DED).

Durante 15 dias, os rondonistas, como são conhecidos os participantes do projeto, compartilharam informações e tecnologias para o desenvolvimento de comunidades carentes, empregando na prática os conceitos assimilados na universidade, com a realização de oficinas e atividades voltadas para as áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

A equipe da UFLA esteve responsável pelas atividades nas áreas de “Tecnologia e Produção” e “Meio Ambiente e Trabalho”. Participaram também de encontros culturais, como cinema na praça, roda de violão e ainda a distribuição de aproximadamente 300 livros para a biblioteca e crianças da cidade, fruto de arrecadação prévia na UFLA. “Fizemos oficinas sobre o manejo da caatinga, reuso de água, saneamento básico, e também abordamos temas que eram solicitados por eles, como drogas e violência”, comenta o professor Ângelo Rodrigues.

Rede solidária

Equipe tem a oportunidade de conhecer a realidade da vida no sertão

A Operação Mandacaru contou com cerca de 300 estudantes e professores de 30 Instituições de Ensino Superior provenientes de nove estados do País. Os estudantes da UFLA ficaram no município de Ibaretama e realizaram visitas em sete outras localidades.

Para o professor Ângelo, o Projeto Rondon é de extrema importância, tanto para as comunidades assistidas quanto para estudantes e professores.  “É emblemático ver como é a realidade dessa população, os desafios do sertão, a escassez”, reforçou, comentando que a visita a alguns municípios previstos na operação foi cancelada devido a falta de água.  “Apesar dos problemas, o nordestino é fantástico, povo de fé e esperança inabalável”, destacou o professor.

O professor também comenta que o Projeto Rondon possui uma característica emotiva muito intensa, o que lhe garante uma grande repercussão e adesão no meio acadêmico.

O Projeto Rondon

O projeto é coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Agrário, governos estaduais e municipais, ONGs e União Nacional dos Estudantes (UNE).

O objetivo é levar estudantes e docentes de distintos cursos a conviver ao longo de 15 dias com habitantes de pequenos municípios, em especial nas regiões Norte e Nordeste do País.

A partir desse projeto, além da vasta experiência obtida pelos estudantes, é possível melhorar as condições das comunidades assistidas, selecionadas entre as de mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM).

Para participar é necessário que os estudantes estejam matriculados em um curso superior e dispostos a aplicar os projetos desenvolvidos na universidade.

Mais informações podem ser obtidas por meio do endereço oficial: projetorondon.pagina-oficial.com/portal/

Veja abaixo a galeria de fotos do Projeto Rondon com a participação da UFLA. Clique na primeira foto e siga a seta para ver as demais em tamanho expandido. As fotos foram cedidas pelo professor Ângelo Rodrigues.

Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA