Plano Estratégico Faepe/Fundecc aponta diretrizes para reestruturação

Sede das Fundações de Apoio à UFLA - Faepe e Fundecc
Sede das Fundações de Apoio à UFLA: Faepe e Fundecc. Estudo aponta diretrizes para reestruturação

O estudo realizado com a participação e colaboração de professores e pesquisadores da UFLA e funcionários das fundações, apontou a satisfação de 72% dos professores entrevistados com a Faepe e Funcdecc, que apresentaram também importantes sugestões para aumentar ainda mais o apoio das fundações à universidade.

As fundações de apoio à Universidade Federal de Lavras (UFLA), Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), já estão colhendo os primeiros resultados do Plano Estratégico 2014 -2018. Aprovado pelo Conselho Deliberativo das Fundações e endossado pela Diretoria Executiva da UFLA, as metas do plano fazem parte dos objetivos atuais das instituições.

O projeto, em processo de implantação, foi encomendado em março de 2014, pelo diretor executivo da Faepe e Fundecc, professor Rilke Tadeu Fonseca de Freitas. O objetivo é reestruturar as fundações, possibilitando que ofereçam um apoio ainda melhor para a UFLA e seus pesquisadores, quebrando muros e construindo novas pontes entre seus departamentos e a comunidade acadêmica. Além disso, prevê o aprimoramento de projetos educacionais, culturais, sustentáveis e socialmente importantes para a população em geral.

“Nossa intenção ao encomendar esse plano estratégico foi preparar e atualizar a Faepe e Fundecc, para que possam acompanhar e atender com mais eficiência o enorme crescimento da UFLA nos últimos anos. Reestruturar as fundações para que se tornem também referência nacional, como é a UFLA, que nos últimos cinco anos está sempre entre as melhores universidades do País, de acordo com a avaliação do IGC/MEC. O Plano Estratégico foi elaborado para tornar as fundações ainda mais eficientes em seu apoio, gestão e captação de recursos para o desenvolvimento de novos projetos, e aumentar a vocação cultural, educativa e social das fundações” explica o professor Rilke Tadeu.

Com a supervisão do professor Paulo Bermejo, o Plano Estratégico Faepe/Fundecc, 2014-2018 foi desenvolvido pela equipe do Laboratório de Governança, Tecnologia e Inovação do Departamento de Ciência da Computação da UFLA (LabGT). Foi realizado de maneira participativa, por meio da análise das pesquisas realizadas com funcionários das fundações e colaboração de 97 professores e pesquisadores da UFLA. Apesar da satisfação de 72,1% do corpo docente consultado sobre o serviço prestado pelas fundações de apoio a UFLA, foram apontadas possibilidades de melhorias, que somadas ao resultado das pesquisas com os funcionários das fundações, deram origem ao Plano Estratégico.

Faz parte da reestruturação em curso, ações de governança e gestão, que irão trazer uma maior aproximação das fundações com a Universidade, oferta de novos serviços, aumento na captação de recursos para o desenvolvimento de novos projetos, ações que busquem uma maior sustentabilidade das fundações e reformulação dos serviços prestados para a comunidade, mantendo uma avaliação constante dos resultados por meio do monitoramento dos serviços ofertados. O projeto prevê também, entre outras ações, a reestruturação da TV Universitária, Rádio Universitária e Hotel Alvorada, cuja outorga e gestões pertencem à FAEPE.

O plano será apresentado no início de março de 2015, no auditório da UFLA, para toda comunidade.

Texto: Diter Stein – Assessoria de comunicação Faepe e Fundecc