Professor apresenta resultados de pesquisa em evento na França e destaca a UFLA no cenário mundial do café

Professor Flávio Borém durante sua apresentação na França. Foto da comissão organizadora - disponível no Flickr
Professor Flávio Borém durante sua apresentação na França. Foto da comissão organizadora – disponível no Flickr

De 25 a 27 de janeiro de 2015, o professor Flávio Meira Borém representou o Brasil e a Universidade Federal de Lavras (UFLA) no tradicional Le Carnaval du Café – the Collaborative Coffee Sourcerealizado em Paris – França. Com uma abordagem educativa, o evento é um exemplo exitoso da relação universidade-empresa, reunindo apresentações científicas e visões estratégicas do mercado.

Palestrante do mesmo evento em 2012, nesta edição o professor Borém foi convidado para mediar as apresentações. Sua participação foi requisitada e posteriormente elogiada pelos participantes de diferentes países. Confirmada por meio de mensagens, a apreciação dos participantes acerca das pesquisas desenvolvidas na UFLA é muito positiva, avaliada com grande aplicação prática e de relevantes os resultados.

Na avaliação do professor, a importância do evento está na dinâmica diferenciada, focalizado na troca de experiências, resultados relevantes de pesquisa e educação para diferentes segmentos. Outro destaque está na diversidade do público presente: torrefadores, baristas, importadores, exportadores de café, profissionais do campo e apaixonados por café.  Nesta edição, participaram pessoas da Grécia, Noruega, Estados Unidos, Honduras, Colômbia, Kenya, Etiópia, Burundi, França, Suíça, Polônia, Suécia e Brasil.

Além das pesquisas brasileiras, nesta edição foram discutidas as realidades da cafeicultura no Kenya, Burundi e Etiópia. Na programação, além das apresentações, foram realizadas seções de degustação. De modo geral, o evento representa um fórum global para se discutir os desafios e oportunidades para o mercado de cafés especiais, com predições estratégicas para o futuro.

A participação de Flávio Borém, com a palestra “How process Coffee Quality: Drying Naturals. Latest results from UFLA Research Program 2011-2014 “, repetiu o sucesso das apresentações realizadas em diversas partes do mundo, reforçando a atuação do professor como embaixador do café especial brasileiro, em particular da diversidade de sabores dos cafés naturais produzidos no País e das pesquisas realizadas na Universidade.

“A percepção dos participantes tem alterado completamente com relação ao café do Brasil nos últimos anos. Encontrei pessoas apaixonadas pelo café do Brasil. Outros, ainda descobrindo o que o Brasil pode oferecer”, destacou o professor.

Em abril deste ano, o professor Flávio Borém já está com viagem agendada para os Estados Unidos, convidado para palestrar no maior evento de cafés especiais promovido pela Specialty Coffee Association of America (SCAA).