Reitores entregam documento ao ministro da Educação com avaliações e estratégias para as universidades

Ministro da Educação - Cid Gomes - recebe representantes da Andifes no MEC (foto - Andifes)
Ministro da Educação – Cid Gomes – recebe representantes da Andifes no MEC (foto – Andifes)

Representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reuniram com o Ministro da Educação, Cid Gomes, e entregaram um ofício com as avaliações e sugestões referentes às universidades federais. O documento reúne uma análise e sugestões estratégicas discutidas pelo conjunto de dirigentes durante a reunião do Conselho Pleno, que contextualiza a atual posição das universidades para o desenvolvimento do País.

As demandas apresentadas são baseadas no Plano de Desenvolvimento das Universidades Federais (PDU). Em linhas gerais, ele se refere às seis áreas estratégicas para consolidar o que já foi realizado pelo Reuni e para dar início a um novo ciclo de expansão planejada.

A primeira reunião da Andifes com o ministro aconteceu no Ministério da Educação (MEC), com a participação do secretário executivo da pasta, Luiz Claudio Costa. Na oportunidade, Cid Gomes também recebeu a Agenda de Desenvolvimento das Universidades Federais, documento elaborado pela Andifes, e entregue à presidente Dilma Rousseff, que propõe diretrizes para as universidades nos próximos 10 anos.

Entre as demandas apresentadas, a necessidade de prosseguimento dos projetos acadêmicos e das obras pactuadas e repactuadas entre o MEC e as universidades para expansão ocorrida na última década. Outros pontos colocados como prioridade são referentes ao Programa de Apoio à Pós-graduação (PAPG-IFES), que incide na formação de recursos humanos, e à institucionalização do Ensino a Distância (EAD), como ferramenta para difundir geograficamente e democratizar o acesso à educação superior de qualidade.

Com referência especial ao projeto de expansão Reuni, o documento destaca que nos últimos 12 anos houve um salto na educação superior federal, passando de 45 para 63 universidades federais, de 148 para 321 campi, de 2.047 para 4867 cursos e de 500.459 para mais de um milhão de matrículas na graduação e de 48.925 para 203.717 na pós-graduação.

O ofício pontua ainda a necessidade de maiores investimentos no Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), para garantir a permanência dos estudantes com vulnerabilidades econômica e social.  Por fim, trata das pendências financeiras relativas ao orçamento de 2014 e fomento nos recursos para investir em novos programas, como internacionalização e mobilidade acadêmica.

O Ministro da Educação afirmou que a pauta das universidades federais será analisada e que fará visitas a estas instituições para conhecer a realidade de cada uma. Sobre as pendências orçamentárias de 2014, Cid Gomes orientou o secretário Luiz Claudio a fazer um levantamento das demandas para aprofundar o debate com a Andifes. A respeito do orçamento de 2015, o novo ministro colocou para os reitores que este será restritivo. O Ministro foi convidado para participar da próxima reunião do Conselho Pleno, marcada para os dias 4 e 5 de fevereiro.

Confira, na íntegra, o documento entregue ao ministro Cid Gomes.

Com informações da Assessoria de Comunicação – Andifes